Contribuição de um curso de graduação em educação física nas crenças de auto-eficácia docente

  • Filipy Kuhn Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Alexandro Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Viviane Preichardt Duek Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Ana Flávia Backes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Matheus da Lapa Costa Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Palavras-chave: autoeficácia, universitários, educação física

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição de um curso de graduação em Educação Física para a construção de crenças de autoeficácia docente, levando em consideração as dimensões de ensino de instrução, organização e clima social. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de entrevista semiestruturada com 11 universitários do último ano do curso de Licenciatura em Educação Física. Os dados foram obtidos através de entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram que o principal contexto de aprendizagem foi o estágio obrigatório e, que as principais fontes ocorreram mediante as experiências diretas de ensino e feedbacks nos estágios, seguidas das observações de professores no contexto das disciplinas. Conclui-se que os universitários atribuíram a origem da autoeficácia docente às experiências de ensino e aprendizagem nos estágios obrigatórios e de observação nas disciplinas.

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Publicado
2020-06-17
Como Citar
1.
Kuhn F, Andrade A, Duek VP, Backes AF, Costa M da L, Ramos V. Contribuição de um curso de graduação em educação física nas crenças de auto-eficácia docente. JPhysEduc [Internet]. 17º de junho de 2020 [citado 11º de setembro de 2025];31(1):e-3147. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/46182
Seção
Artigos Originais