Programas gratuitos de exercício físico para idosos: uma revisão sistemática sobre adesão e resistência.

  • Nádia Souza Lima da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) http://orcid.org/0000-0003-0617-0521
  • Elizabeth Rose Assumpção Harris Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Flávia Porto Melo Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ
  • Helder Guerra de Resende Universidade da Força Aérea (UNIFA)
Palavras-chave: exercício físico, idosos, adesão, desistência

Resumo

A população idosa cresce cada vez mais no Brasil. Como consequência, há um crescimento equivalente no número de programas públicos de exercícios físicos direcionados a esse grupo. Considerando os benefícios dos exercícios físicos e a importância de se aderir a esse comportamento para que os benefícios possam ser percebidos, foi realizada uma revisão sistemática da literatura existente sobre esse assunto com o objetivo de identificar os motivos que levam à adesão a programas gratuitos de exercícios, assim como aqueles que levam à desistência dos mesmos programas. Foram realizadas buscas nas bases de dados SciElo, SPORTdiscus e Pubmed, com frases de busca em português e em inglês. Após uma triagem, dez estudos foram analisados em relação às características das amostras, tipos de programas, método de coleta de dados e as razões por trás da adesão e da desistência dos sujeitos. Verificamos que as pessoas idosas tendem a entrar nos projetos por motivos relacionados à saúde, mas permanecem devido a outros fatores, como a socialização e a percepção dos benefícios provenientes da prática de exercícios. Quanto ao abandono, o mesmo ocorreu devido a problemas de saúde, dor muscular causada pelo exercício, o desgosto pelas aulas e questões relacionadas à família.

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Publicado
2020-06-16
Como Citar
1.
Silva NSL da, Harris ERA, Ferreira FPM, Resende HG de. Programas gratuitos de exercício físico para idosos: uma revisão sistemática sobre adesão e resistência. JPhysEduc [Internet]. 16º de junho de 2020 [citado 10º de setembro de 2025];31(1):e-3149. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/46608
Seção
Artigos de Revisão