O cenário sociopolítico e a influência da “crise de Henry” nos currículos de graduações em educação física no Brasil

  • Alexandre Janotta Drigo Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil
  • Luiz Henrique da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA, Brazil
  • Heidi Jancer Ferreira Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil
  • Cláudio Silveiro da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil
  • Samuel de Souza Neto Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro-SP, Brasil
Palavras-chave: educação física, currículo, base de conhecimento, intervenção profissional

Resumo

De 1980 a 1990, a Educação Física Brasileira (EFB) foi fortemente influenciada pela discussão sobre sua identidade como disciplina acadêmica; pelo período final da ditadura militar; e pela regulamentação da EFB como profissão. Assim, este estudo analisou a influência dessa configuração epistemológica e política sobre o currículo de três cursos de  graduação em Educação Física (EF) no Brasil. O Projeto Político Pedagógico e a Matriz Curricular dos três cursos, de universidades públicas, foram analisados utilizando duas técnicas de pesquisa qualitativa: análise do corpo de conhecimento e análise de conteúdo. Os resultados mostraram que todos os currículos analisados não apresentaram uma definição clara dos procedimentos de intervenção profissional baseados em condutas éticas específicas da área. Além disso, a base de conhecimento dos currículos é principalmente constituída pelo conhecimento acadêmico, contribuindo para o distanciamento da formação do graduando com o campo de atuação profissional. Essas descobertas podem estar associadas à insuficiente discussão epistemológica que foi iniciada pelos trabalhos de Henry e a não definição se a EFB é uma área acadêmica ou profissional. Esta investigação sugere que as disputas políticas relacionadas à profissionalização da EFB se sobrepuseram às discussões acadêmicas, o que pode ter contribuído para os problemas identificados na formação do tipo bacharelado dos profissionais de EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2020-07-10
Como Citar
1.
Drigo AJ, Silva LH da, Ferreira HJ, Silva CS da, Souza Neto S de. O cenário sociopolítico e a influência da “crise de Henry” nos currículos de graduações em educação física no Brasil. JPhysEduc [Internet]. 10º de julho de 2020 [citado 10º de setembro de 2025];31(1):e-3155. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/46692
Seção
Artigos Originais