A promoção da bicicultura na política institucional de planejamento das cidades

  • Leandro Dri Manfiolete Troncoso Mestre em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". http://orcid.org/0000-0002-1540-8805
  • Rodolfo Franco Puttini Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Giuliano Gomes de Assis Pimentel Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Maringá.
  • Tony Honorato Departamento de Educação Física, Centro de Educação Física e Esporte, Universidade Estadual de Londrina,
  • Sérgio Alejandro Toro-Arévalo Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad Austral de Chile (FFyH-UACh)
Palavras-chave: Ciclismo. Educação física. Política Pública. Planejamento de Cidades

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender a perspectiva de cicloativistas da Região Sul do Brasil na promoção da bicicultura em seus respectivos territórios. Entrevistamos seis cicloativistas tendo como critérios de inclusão a) ser cicloativista militante; b) ocupação de cargo político e c) desenvolvimento de projetos de cidadania tanto na gestão pública e iniciativa privada. A partir da metodologia Fenomenológica-Hermenêutica, emergiram as unidades de significado “organização do movimento cicloativista”, “processos educativos vivenciados na promoção da bicicultura” e “planejamento da política pública” resultando na categoria analítica ‘ciclismo urbano como mobilidade ativa sustentável’. Consideramos que, o fenômeno social ciclismo urbano representa a necessidade de valorizar a convivência na escala humana no trânsito viário com potencial de transformação política no planejamento das cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro Dri Manfiolete Troncoso, Mestre em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Formação acadêmica Bacharelado em Educação Física, Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2010) e Mestrado em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP, 2017). Tem experiência em Educação Física com ênfase em ciclismo urbano, campo simbólico da saúde e motricidade humana atuando nos temas cicloativismo, mobilidade ativa sustentável e saúde ambiental coletiva.

Rodolfo Franco Puttini, Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
Professor assistente doutor (desde 2005) e professor associado (desde 2016) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP); Livre Docente em Sociologia e Antropologia da Saúde pela Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP, desde 2016); Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2004); Mestre em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (USP, 1997); Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, 2004); Licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP, 2004); Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1989). Atualmente desenvolve atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu, voltadas para as seguintes áreas interdisciplinares: Humanidades no Campo da Saúde e Sociologia e Antropologia da Saúde.
Giuliano Gomes de Assis Pimentel, Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Maringá.
Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (1996), Mestre (1999) e Doutor (2006) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Possui PósPhD pela Universidade de Coimbra e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de estágio sênior (2015) na Universidade de Munster, Alemanha. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual de Maringá na Graduação (Licenciatura e Bacharelado) e no Programa Associado UEM/UEL de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado). Coordena o GEL - Grupo de Estudos do Lazer (2000). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, aventura, complexidade (relações socioculturais e biodinâmicas presentes no movimento humano), cultura, recreação, formação e atuação profissional e ensino da educação física.
Tony Honorato, Departamento de Educação Física, Centro de Educação Física e Esporte, Universidade Estadual de Londrina,
Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências/FFC da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FFC/UNESP, 2015), Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras/FCLAr da UNESP (2011), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP, 2005) e Graduado em Educação Física pela Faculdade de Ciências e Tecnologias/FCT da UNESP (2002). Líder do Grupo de Pesquisa Processos Civilizadores e do GEPHEEF - Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e da Educação Física (Diretório CNPq). É membro da Figurational Network of "Norbert Elias Foundation". Bolsista Produtividade em Extensão da Fundação Araucária (2015-2016). Atualmente é Professor Adjunto D da Universidade Estadual de Londrina/UEL, atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu - Linha de Pesquisa: Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação). Tem experiência na área de Educação Física e de Educação, principalmente nos seguintes temas de pesquisa: História da Educação; História e Sociologia da Educação Física, Esporte e Lazer; Formação Profissional.
Sérgio Alejandro Toro-Arévalo, Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad Austral de Chile (FFyH-UACh)

Profesor Escuela de Ciencias de la Actividad Física, el Deporte y la Salud, Facultad de Ciencias Medicas, Universidad de Santiago de Chile (USACh). Profesor de Educación Física. Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile (1991). Spezielisierende Fortbildung in Freizeit und Breit. Deutsche Sporthochschule Koln (1996). Magister en Educacion. Pontificia Universidad Católica de Valparaiso, PUCV, Chile (1998). Doctorado en Educación. Pontificia Universidade Catolica do Chile (2005). Pós-Doutorado em Motricidade Humana. Universidade Federal de São Carlos (2012). Diretor do curso de Pedagogía en Educação Física, Deporte y Recreación, Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Austral de Chile (FFYH/UACH) (2013-2018).

Publicado
2019-08-11
Como Citar
1.
Troncoso LDM, Puttini RF, Pimentel GG de A, Honorato T, Toro-Arévalo SA. A promoção da bicicultura na política institucional de planejamento das cidades. JPhysEduc [Internet]. 11º de agosto de 2019 [citado 10º de setembro de 2025];30(1):e-3069. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/46776
Seção
Aspectos pedagógicos e culturais