<b>ANÁLISE CINESIOLÓGICA DO MOVIMENTO DE ESCORA DE VELEJADORES DA CLASSE LASER EM DIFERENTES POSIÇÕES DO BARCO EM RELAÇÃO AO VENTO</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i4.4717

  • Caroline Ruschel Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gabriel Fernandes Jacomel Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gustavo Ricardo Schütz Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alessandro Haupenthal Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marcel Hubert Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Helio Roesler Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Biomecânica, Iatismo, Movimento de Escora

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever o movimento de escora de 2 velejadores da classe Laser, relacionados entre os 5 melhores do Brasil. Os atletas foram filmados em situação de regata e foram consideradas para análise duas situações: bordo do tipo 1, quando a escora é realizada em condição de contravento; e bordo do tipo 2, quando a escora é realizada em condição de vento de través. A atividade muscular em ambas as situações é semelhante, com exceção dos músculos responsáveis pela rotação e flexão lateral de tronco, que no bordo do tipo 2 são solicitados com maior freqüência e intensidade. Também no bordo do tipo 2 observou-se uma assimetria na posição do velejador, podendo levar a uma maior solicitação de um dos lados do corpo. Acredita-se que a análise do movimento de escora auxilie no desenvolvimento de programas de treinamento seguros e específicos, potencializando o desempenho e prevenindo lesões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caroline Ruschel, Universidade do Estado de Santa Catarina
Graduada em Educação Física e mestranda em Ciências do Movimento Humano na UDESC - Subárea: Biomecânica, é membro do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Pesquisas em Biomecânica Aquática e atua nas áreas de Biomecânica da Locomoção (marcha, corrida e saltos) dentro e fora da água e de Biomecânica dos Exercícios Aquáticos (hidroginástica, natação, iatismo e remo).
Gabriel Fernandes Jacomel, Universidade do Estado de Santa Catarina
Acadêmico do Curso de Graduação em Educação Física do CEFID/UDESC, Bolsista do Programa de Iniciação Científica da Instituição e pesquisador do Laboratório de Pesquisas em Biomecânica Aquática da referida instituição.
Gustavo Ricardo Schütz, Universidade do Estado de Santa Catarina
Graduado em Educação Física e Mestre em Ciências do Movimento Humano - Sub-área: Biomecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é professor colaborador do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina e pesquisador técnico em nível superior do Laboratório de Pesquisas em Biomecânica Aquática vinculado ao convênio MCT/FINEP/ME ref.:1728/06.
Alessandro Haupenthal, Universidade do Estado de Santa Catarina
Graduado em Fisioterapia e Mestre em Ciências do Movimento Humano - Sub-área: Biomecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é pesquisador técnico em nível superior do Laboratório de Pesquisas em Biomecânica Aquática vinculado ao convênio MCT/FINEP/ME ref.:1728/06.
Marcel Hubert, Universidade do Estado de Santa Catarina
Graduado em Educação Física e Mestre em Ciências do Movimento Humano - Sub-área: Biomecânica pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é professor colaborador do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina e pesquisador técnico em nível superior do Laboratório de Pesquisas em Biomecânica Aquática vinculado ao convênio MCT/FINEP/ME ref.:1728/06.
Helio Roesler, Universidade do Estado de Santa Catarina
Graduado em Engenharia Mecânica, Mestre em Engenharia Civil e Doutor em Biomecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica, atuando principalmente nos seguintes temas: locomoção humana, natação, iatismo, e desenvolvimento/construção de plataformas subaquáticas de força. É coordenador do Laboratório de Pesquisas em Biomecânica Aquática do CEFID/UDESC e revisor da Revista Brasileira de Biomecânica , da Revista Fisioterapia em Movimento e da Revista Brasileira de Fisioterapia.
Publicado
2008-12-30
Como Citar
1.
Ruschel C, Jacomel GF, Schütz GR, Haupenthal A, Hubert M, Roesler H. <b>ANÁLISE CINESIOLÓGICA DO MOVIMENTO DE ESCORA DE VELEJADORES DA CLASSE LASER EM DIFERENTES POSIÇÕES DO BARCO EM RELAÇÃO AO VENTO</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i4.4717. JPhysEduc [Internet]. 30º de dezembro de 2008 [citado 13º de setembro de 2025];19(4):501-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4717
Seção
Artigos Originais