Contribuições percebidas pelos estudantes sobre o estágio curricular na constituição da identidade profissional

Palavras-chave: educação física, bacharelado, identidade profissional, representação profissional

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar a contribuição percebida pelos estudantes acerca do estágio curricular na constituição da identidade profissional a partir de dimensões da representações profissionais. A amostra foi composta por 140 estudantes do último ano de Educação Física bacharelado de três instituições de ensino superior de Maringá (Paraná). Para a coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e o questionário “Escala de avaliação da constituição da identidade profissional do bacharel em educação física” (EAECP). Para comparação dos âmbitos da representação profissional em relação a instituição de ensino superior utilizou-se o teste de Kruskal-Wallis e de Friedman com post hoc de comparação múltipla de Dunn. Já a avaliação da diferença dos âmbitos da representação profissional em relação as variáveis sociodemográficas adotou o teste “U” de Mann-Whitnney. Os resultados evidenciaram que na visão dos estudantes o estágio curricular contribui para a compreensão de aspectos relacionados ao exercício profissional em seus saberes e possibilidades de intervenção, mas carece de um trato pedagógico que fomente a autonomia profissional. Conclui-se que as ações de socialização proporcionadas pelo estágio curricular, juntamente com o tempo de dedicação e experiências prévias contribuem para a constituição da identidade profissional.

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Publicado
2020-07-30
Como Citar
1.
Anversa ALB, Souza V de FM de, Both J, Oliveira AAB de. Contribuições percebidas pelos estudantes sobre o estágio curricular na constituição da identidade profissional. JPhysEduc [Internet]. 30º de julho de 2020 [citado 27º de outubro de 2025];31(1):e-3162. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/47577
Seção
Artigos Originais