Preferências por métodos de ensino e transferências para o jogo: um olhar de jogadoras de handebol

  • Thayná Della Nina Jatobá Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil
  • Rafael Pombo Menezes Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto-SP, Brasil
Palavras-chave: pedagogia do esporte, ensino-aprendizagem, treinamento, transferência de aprendizagem, handebol

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar, na opinião de jogadoras de handebol, os métodos de ensino preferidos e as transferências entre os conceitos enfatizados em cada método e o jogo formal. Foram entrevistadas 17 jogadoras de handebol da categoria adulta de uma equipe municipal do Estado de São Paulo. Seus depoimentos foram analisados a partir do método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram que as jogadoras apresentam preferência por métodos de ensino ativo (como o situacional e o global-funcional), principalmente pelas questões que envolvem a complexidade do contexto do jogo. Em relação à transferência entre os métodos de ensino ativos e o jogo as jogadoras destacaram a demanda psicológica, as questões técnico-táticas, as semelhanças com o contexto do jogo e a necessidade de ajustar os comportamentos às demandas do jogo.  Conclui-se que as jogadoras preferem treinamentos atrelados à dinâmica do jogo, com oposição, privilegiando situações que provoquem questionamentos sobre o jogo.

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Publicado
2020-11-17
Como Citar
1.
Jatobá TDN, Menezes RP. Preferências por métodos de ensino e transferências para o jogo: um olhar de jogadoras de handebol. JPhysEduc [Internet]. 17º de novembro de 2020 [citado 6º de setembro de 2025];32(1):e-3219. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/47691
Seção
Artigos Originais