Autoeficácia de estudantes universitários de educação física: associação com características pessoais, acadêmicas e profissionais

  • Vinícius Plentz de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil
  • William Das Neves Salles Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil
  • Paloma Cidade Cordeiro dos Santos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis-SC, Brasil
  • Larissa Cerignoni Benites Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis-SC, Brasil
  • Alexandra Folle Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis-SC, Brasil
Palavras-chave: autoeficácia, educação superior, universidades, estudantes

Resumo

Este estudo buscou analisar as percepções de autoeficácia (AE) de estudantes universitários de Educação Física de uma instituição pública de Ensino Superior, relacionando-as com as características pessoais, acadêmicas e profissionais. Participaram da investigação 246 estudantes regularmente matriculados nos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física. Os resultados obtidos na ficha de caracterização e na Escala de Autoeficácia no Ensino Superior foram analisados no programa SPSS, por meio de estatística descritiva (frequências absoluta e relativa, mediana) e inferencial (Qui-quadrado, Resíduos Ajustados, V de Cramer). Em geral, as evidências revelaram associações entre as dimensões da AE discente (geral, acadêmica, regulação, proativa, social e gestão) e o recebimento de bolsas de pesquisa e de monitoria (não bolsista<bolsista), o sexo (masculino<feminino) e a presença de vínculo empregatício (sim>não). A predominância de menores escores de AE, independentemente da etapa da formação em que o estudante se encontra e a aparente falta de impacto das bolsas de extensão sobre os níveis de AE discente indicam a necessidade de aprofundar o desenvolvimento dos estudantes ao longo do curso, bem como a implementação dos projetos e atuação dos estudantes bolsistas de extensão na instituição investigada.

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Publicado
2020-11-13
Como Citar
1.
de Oliveira VP, Nascimento JV do, Salles WDN, Santos PCC dos, Benites LC, Folle A. Autoeficácia de estudantes universitários de educação física: associação com características pessoais, acadêmicas e profissionais. JPhysEduc [Internet]. 13º de novembro de 2020 [citado 5º de setembro de 2025];32(1):e-3215. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/48053
Seção
Artigos Originais