Esporte e mídia social: análise do Instagram da Confederação Brasileira de Ginástica

  • Lorena Nabanete dos Reis Furtado Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil
  • Tamiris Lima Patrício Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil
  • Mellina Souza Batista Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil
  • Michele Viviene Carbinatto Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil
Palavras-chave: internet, mídias sociais, ginástica, serviços de informação

Resumo

Dentre as possíveis linguagens das mídias sociais contemporânea, a onipresença das imagens elevou o sentido da comunicação on-line, e tem sido utilizada para moldar tanto identidades pessoais como de diversas instituições. Tais conteúdos visuais não são apenas artefatos de mídias sociais isolados e individuais, mas se cercam de debates e discussões que envolvem ideologias políticas, legais, dimensões econômicas, tecnológicas e socioculturais. Baseados na Análise de Imagem do Instagram e utilização do Cohen’s kappa para confiabilidade e validade dos dados, esta pesquisa analisou 2679 fotos postadas no Instagram da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Como resultados, notamos a prevalência de postagens sobre ginástica artística (54,1%), seguida pela ginástica rítmica (31%), com foco na prática do alto rendimento (97%), divulgação de campeonatos internacionais (59,6%) e, cujo atleta (66%) foi protagonista. Esses achados apontam a necessidade de revisar o uso das mídias sociais no intuito de contemplar as amplas ações da instituição, como a difusão de todas as modalidades ginásticas e seus diferentes eventos; nos diversos níveis de prática, sejam de alto rendimento ou de formação, assim como dando visibilidade a todos os atores do esporte.

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Publicado
2020-11-13
Como Citar
1.
dos Reis Furtado LN, Patrício TL, Batista MS, Carbinatto MV. Esporte e mídia social: análise do Instagram da Confederação Brasileira de Ginástica. JPhysEduc [Internet]. 13º de novembro de 2020 [citado 5º de setembro de 2025];32(1):e-3213. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/48127
Seção
Artigos Originais