A influência da qualidade de serviços na satisfação e nas intenções comportamentais de espectadores do futebol: um estudo no futebol pernambucano

  • Marcos Antonio Barros Filho Universidade de Pernambuco (UPE), Recife-PE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6582-1043
  • Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso Universidade de Pernambuco (UPE), Recife-PE, Brazil
  • Yves de Holanda Batista de Miranda Universidade do Porto (U.Porto), Porto, Portugal
  • José Pedro Sarmento University do Porto (U.Porto), Porto, Portugal
  • Victor Henrique Rodrigues Silva Universidade do Porto (U.Porto), Porto, Portugal
  • Cláudia Dias Universidade do Porto (U.Porto), Porto, Portugal
Palavras-chave: marketing, comportamento do consumidor, gestão da qualidade

Resumo

O objetivo deste estudo foi examinar a influência da percepção da qualidade do serviço na satisfação e nas intenções comportamentais dos espectadores do Campeonato de Futebol Profissional de Pernambuco de 2017 - Brasil. Os dados foram coletados em dia de jogos, a partir de um questionário adaptado, composto por quatro variáveis. A amostra foi composta por espectadores da competição, dividida em dois momentos (1º. n=386 / 2º. n= 620). Os dados foram analisados através da análise de equações estruturais de duas etapas no AMOS 24. Após o refinamento do modelo, os resultados do modelo estrutural [χ² (314) = 762,849 (p < .001) χ²/df = 2,42; GFI = .92; CFI = .95; RMSEA = .05] indicaram que a performance dos jogadores influenciou positivamente tanto a satisfação (β = .76, p < .001) quanto as intenções comportamentais (β = .33, p < .001). Por sua vez, a experiência como torcedor influenciou de forma positiva unicamente as intenções comportamentais dos espectadores (β = .38, p < .001). Conclui-se que para o clube prestar um serviço de qualidade, bem avaliado por parte dos espectadores, principalmente em relação aos aspectos do jogo/jogadores é um caminho para satisfazê-los e gerar intenções comportamentais positivas.

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Publicado
2020-11-11
Como Citar
1.
Barros Filho MA, Pedroso CAM de Q, Miranda Y de HB de, Sarmento JP, Rodrigues Silva VH, Dias C. A influência da qualidade de serviços na satisfação e nas intenções comportamentais de espectadores do futebol: um estudo no futebol pernambucano. JPhysEduc [Internet]. 11º de novembro de 2020 [citado 5º de setembro de 2025];32(1):e-3203. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/48330
Seção
Artigos Originais