A influência da qualidade de serviços na satisfação e nas intenções comportamentais de espectadores do futebol: um estudo no futebol pernambucano
Resumo
O objetivo deste estudo foi examinar a influência da percepção da qualidade do serviço na satisfação e nas intenções comportamentais dos espectadores do Campeonato de Futebol Profissional de Pernambuco de 2017 - Brasil. Os dados foram coletados em dia de jogos, a partir de um questionário adaptado, composto por quatro variáveis. A amostra foi composta por espectadores da competição, dividida em dois momentos (1º. n=386 / 2º. n= 620). Os dados foram analisados através da análise de equações estruturais de duas etapas no AMOS 24. Após o refinamento do modelo, os resultados do modelo estrutural [χ² (314) = 762,849 (p < .001) χ²/df = 2,42; GFI = .92; CFI = .95; RMSEA = .05] indicaram que a performance dos jogadores influenciou positivamente tanto a satisfação (β = .76, p < .001) quanto as intenções comportamentais (β = .33, p < .001). Por sua vez, a experiência como torcedor influenciou de forma positiva unicamente as intenções comportamentais dos espectadores (β = .38, p < .001). Conclui-se que para o clube prestar um serviço de qualidade, bem avaliado por parte dos espectadores, principalmente em relação aos aspectos do jogo/jogadores é um caminho para satisfazê-los e gerar intenções comportamentais positivas.
Downloads
Metrics
Copyright (c) 2020 Journal of Physical Education

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.