Associação entre prática de atividade física e consumo alimentar em adolescentes escolares

Palavras-chave: comportamento alimentar, aptidão física, exercício físico, adolescentes, saúde do adolescente

Resumo

A adolescência é um período de transição, marcado por hábitos que podem influenciar a saúde dos indivíduos a longo prazo. Este estudo objetivou analisar a associação entre a prática de atividade física e o consumo alimentar em adolescentes. Trata-se de estudo transversal com amostra probabilística de 1.570 adolescentes escolares de Montes Claros, MG. Analisou-se nível de atividade física e consumo de frutas, leguminosas, guloseimas e refrigerante. Foi realizada regressão logística (nível de significância 5%). Entre os adolescentes 80,8% foram classificados como pouco ativos e praticavam atividade física por pelo menos 60 minutos em menos do que cinco dias por semana. Em relação à alimentação, 85,2% e 34,3% dos adolescentes relataram consumo de leguminosas e frutas com frequência menor que três vezes por semana, respectivamente. O consumo cinco vezes por semana ou mais de guloseimas foi de 64,1% e refrigerantes de 90,3%. Os que consumiam frutas três vezes por semana ou menos apresentaram chance 40% maior de serem pouco ativos. Os que consumiam refrigerante com frequência superior a cinco vezes por semana apresentaram chance duas vezes mais alta de serem pouco ativos. Baixos níveis de atividade física foram associados ao consumo de frutas menor ou igual a três vezes por semana e de refrigerantes superior a cinco vezes por semana. Há necessidade de incentivo à promoção de hábitos de vida saudáveis quanto à prática de atividade física e ao consumo alimentar entre os adolescentes nos contextos escolar e familiar.

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Publicado
2021-07-03
Como Citar
1.
Oliva HNP, Pereira ACA, Godinho ACVC de Q, Magalhães IBB, Rocha LRR, Brito M fernanda SF, Silva RRV, Pinho L. Associação entre prática de atividade física e consumo alimentar em adolescentes escolares. JPhysEduc [Internet]. 3º de julho de 2021 [citado 5º de setembro de 2025];32(1):e-3253. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/48410
Seção
Artigos Originais