Efeito relativo da idade nas seleções brasileiras de handebol

  • Julio Cesar da Costa Universidade Estadual de Londrina, Londrina-PR, Brasil
  • Flavio Afonso Montes Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED), Curitiba-PR, Brasil
  • Vinicius Muller Reis Weber Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR, Brasil
  • Paulo Henrique Borges Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-PR, Brasil.
  • Luiz Fernando Ramos-Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR, Brasil.
  • Enio Ricardo Vaz Ronque Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR, Brasil.
Palavras-chave: atletas, crescimento, efeito relativo da idade, handebol

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito relativo da idade (ERI) nas seleções Brasileira de handebol que competiram nos campeonatos mundiais das categorias Sub-19, Sub-21 e Adulta. A amostra foi composta por 160 jogadores de handebol do sexo masculino, sendo 47 pertencentes a categoria Sub-19, 48 a Sub-21 e 65 a Adulta. A idade cronológica, massa corporal, estatura e posição de jogo de cada atleta foram obtidas no site oficial da Federação Internacional de Handebol. O nível de significância adotado foi de 5%. ERI foi observado em todas as três seguintes categorias Sub-19 (X2=21.511, P<0.01), Sub-21 (X2=15.894, P=0.01) e adulta (X2=35.123, P<0.01). Além disso, não foi encontrado ERI no processo de re-seleção pela categoria sequencial (P= 0.63, Sub-19 para Sub-21; P=0.46, Sub-21 para Adulta). O ERI foi encontrado nas seleções brasileiras de handebol. Contudo, este efeito não foi encontrado no processo de re-seleção, assim, os jogadores sofrem grande influência do ERI na categoria Sub-19 e isto permanece durante as categorias subsequentes até a equipe adulta.

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Publicado
2021-03-23
Como Citar
1.
Costa JC da, Montes FA, Weber VMR, Borges PH, Ramos-Silva LF, Ronque ERV. Efeito relativo da idade nas seleções brasileiras de handebol. JPhysEduc [Internet]. 23º de março de 2021 [citado 5º de setembro de 2025];32(1):e-3227. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/48678
Seção
Artigos Originais