Validação do questionário saúde docente para o contexto brasileiro

Palavras-chave: validação, bem-estar, mal-estar, avaliação, saúde docente

Resumo

O presente estudo apresenta a adaptação e validação transcultural do Questionário Saúde Docente (QSD) para o contexto brasileiro nas variáveis de bem-estar (satisfação e autoeficácia) e mal-estar (disfunções musculoesqueléticas, disfunções cognitivas, esgotamento e disfunções da voz). Foram realizadas distintas etapas para assegurar a qualidade da tradução e da adaptação do QSD no que se refere à equivalência semântica, idiomática, experiencial e conceitual entre os itens originais e traduzidos. A amostra final do estudo piloto foi constituída por 697 professores, sendo 168 do sexo masculino e 529 do feminino, com idades entre 18 e 52 anos, atuantes em 03 centros de Educação Infantil, 09 escolas do nível Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano e 04 dos níveis Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano e Ensino Médio. Para a análise da estabilidade temporal dos escores foi empregado o teste de Kappa e para a consistência interna das dimensões e da avaliação global do instrumento o teste de alfa de Cronbach, os quais apresentaram correlações satisfatórias. Como instrumento de medida, o questionário é considerado confiável para avaliar a saúde docente, além disso contém diretrizes para futuros estudos das variáveis associadas ao bem-estar e mal-estar de professores brasileiros.

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Publicado
2021-03-24
Como Citar
1.
Sampaio AA, Stobaus CD, Lima DF de, Both J, Mazzardo Junior O, Piovani VGS. Validação do questionário saúde docente para o contexto brasileiro. JPhysEduc [Internet]. 24º de março de 2021 [citado 18º de setembro de 2025];32(1):e-3228. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/48749
Seção
Artigos Originais