Efeito de diferentes métodos de treinamento sobre o desempenho tático-técnico e a tomada de decisão de atletas masculinos do voleibol de praia

  • Raianne Grisi Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa-PB, Brasil
  • Vitor Bruno Cavalcanti Torres Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa-PB, Brasil e Centro Universitário FACISA (FACISA), Campina Grande-PB, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7068-276X
  • Julio Cesar Gomes da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa-PB, Brasil e Centro Universitário FACISA (FACISA), Campina Grande-PB, Brasil
  • José Fellipe Soares Maranhão Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa-PB, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4896-4864
  • Henrique de Oliveira Castro Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá-MT, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0545-164X
  • Gilmário Ricarte Batista Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa-PB, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3294-8803
Palavras-chave: esporte de equipe, análise do desempenho, cognitivo

Resumo

Os métodos de treinamento são ferramentas diferenciais para melhorar o desempenho tático-técnico de equipes. O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito de seis semanas na aprendizagem/desempenho segundo a utilização de dois métodos. Participaram 16 atletas masculinos. O estudo teve duração de dez semanas, dividido em três fases principais: avaliações pré, intervenção e avaliações pós. Nas fases pré e pós foram realizadas avaliações do desempenho tático-técnico e a tomada de decisão no ataque. A intervenção foi  realizada com três sessões de treinamento por semana no período de seis semanas para cada grupo de acordo com o método (analítico e situacional) e ao final da sessão foram realizados jogos tradicionais e/ou adaptados. Na eficácia das ações com o método de treinamento situacional, a recepção (p= 0,014) e o levantamento (p= 0,004) apresentaram aumento entre os momentos pré vs. pós. No coeficiente de desempenho com o método de treinamento situacional, a recepção (p= 0,025) e o levantamento (p= 0,020) também apresentaram aumento entre os momentos pré vs. pós. E na tomada de decisão do ataque, o grupo situacional (p= 0,019) promoveu adaptações superiores ao método análitico. Conclui-se que o método situacional promove aos atletas iniciantes de voleibol de praia aprendizado em relação aos fundamentos de recepção de saque e levantamento, como também para a tomada de decisão do ataque.

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Publicado
2021-04-09
Como Citar
1.
Grisi R, Torres VBC, Silva JCG da, Maranhão JFS, Castro H de O, Batista GR. Efeito de diferentes métodos de treinamento sobre o desempenho tático-técnico e a tomada de decisão de atletas masculinos do voleibol de praia. JPhysEduc [Internet]. 9º de abril de 2021 [citado 5º de setembro de 2025];32(1):e-3234. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/50525
Seção
Artigos Originais