Uma dica perceptiva sobre um oponente em movimento melhora a aprendizagem de uma habilidade motora do aikido

  • Estefan Gemas Neto Universidade de São Paulo (USP), SãoPaulo-SP, Brasil
  • Sergio Roberto Silveira Universidade de São Paulo (USP), SãoPaulo-SP, Brasil
  • Marcos Antônio Mattos dos Reis Universidade de Pernambuco (UPE), Recife-PE, Brasil
  • Umberto Cesar Corrêa Universidade de São Paulo (USP), SãoPaulo-SP, Brasil
Palavras-chave: comportamento, artes marciais, eficiência, prática

Resumo

O efeito de diferentes dicas sobre a aprendizagem de uma habilidade motora do aikido foi investigado. Sessenta participantes, de ambos os sexos, com idade média de 14 anos, praticaram a tarefa choku tsuki, que consistia em acertar um alvo no peito de um oponente atacante com um bastão. Eles foram divididos em quatro grupos: relaxamento, com dica sobre a maneira relaxada como a tarefa deveria ser executada; quadril baixo, com dica sobre manter o quadril o mais baixo possível; perceptiva, com dica sobre o alvo circular localizado no peito do oponente enquanto ele levantava a espada para atacar; e controle, sem dicas. As variáveis dependentes incluíram medidas relacionadas aos objetivos da tarefa, padrão de movimento em relação aos componentes da tarefa e características cinemáticas. Apenas os grupos perceptivo e quadril baixo aprenderam a habilidade motora. Ainda, o grupo perceptivo obteve melhor desempenho que os demais grupos. A aprendizagem do choku tsuki foi aprimorada pela dica "estocar o alvo assim que levantar a espada", estabelecendo a sintonia perceptiva do aprendiz com o oponente em movimento. A aprendizagem também foi aprimorada pela dica "mantenha o quadril o mais baixo possível"; no entanto, em um nível inferior ao da dica perceptiva.

 

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Publicado
2021-04-03
Como Citar
1.
Gemas Neto E, Silveira SR, Mattos dos Reis MA, Corrêa UC. Uma dica perceptiva sobre um oponente em movimento melhora a aprendizagem de uma habilidade motora do aikido. JPhysEduc [Internet]. 3º de abril de 2021 [citado 5º de setembro de 2025];32(1):e-3244. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/51719
Seção
Artigos Originais