Discentes de educação física de universidades públicas conceituadas sabem parcialmente o conceito de bullying

  • Maicon Rodrigues Albuquerque Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil
  • Thais Frois Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8952-8519
  • Fernanda Silva Lessa Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil
  • Beatriz Hooper Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil
Palavras-chave: bullying, formação de conceito, educação física

Resumo

Bullying pode ser conceituado como todas as atitudes agressivas, intencionais e repetidas que causam dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. Deste modo, parece que três elementos são cruciais (agressão; repetição; dor e desconforto) na conceituação do fenômeno, no qual precisam aparecer de modo articulado, tornando o conceito complexo. O objetivo do presente estudo foi verificar o conhecimento de acadêmicos de licenciatura em Educação Física sobre o conceito de bullying. Participaram do estudo 191 estudantes. Utilizou-se de entrevista estruturada, sendo a mesma gravada e posteriormente transcrita. As estatísticas utilizadas foram o teste de Qui-quadrado, o cálculo da Razão de Possibilidades (OR) e o Intervalo de Confiança (CI). Os resultados apontaram que os alunos de Educação Física, sabem parcialmente, em sua maioria, o conceito de bullying [χ²(2) = 237,25; p < 0,001]. Os sujeitos não apresentaram ou apresentaram de modo incompleto as unidades que caracterizam o fenômeno. Em conclusão, sugere-se que os cursos de Educação Física devam ampliar as discussões e estudos a cerca do bullying.

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Publicado
2021-04-14
Como Citar
1.
Albuquerque MR, Frois T, Lessa FS, Hooper B. Discentes de educação física de universidades públicas conceituadas sabem parcialmente o conceito de bullying. JPhysEduc [Internet]. 14º de abril de 2021 [citado 5º de setembro de 2025];32(1):e-3246. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/52096
Seção
Artigos Originais