<b>EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE NO DOMÍNIO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E ESPECIALIZADAS: ÊNFASE NA DANÇA</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i4.5254

  • Michele Caroline de Souza UFRGS
  • Adriana Berleze UFRGS
  • Nadia Cristina Valentini UFRGS
Palavras-chave: Destreza motora, Criança, Dança

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos de um programa de educação pelo esporte no domínio das habilidades motoras fundamentais e especializadas da dança em crianças. Na intervenção de 10 semanas os pressupostos da estrutura TARGET para aprendizagem foram implementados. A avaliação motora ocorreu no pré e pós intervenção e no contexto de aprendizagem, utilizando o Test of Gross Motor Development-2. Os resultados indicaram que o programa promoveu ganhos motores nas habilidades fundamentais e especializadas das crianças, concretizando sua participação efetiva na prática da dança.

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Biografia do Autor

Nadia Cristina Valentini, UFRGS
Aossui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1983), mestrado em Health And Human Performance - Auburn University (1997) e doutorado em Health And Human Performance - Auburn University (1999). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS, orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação Física tendo atualdo na escola pública. Desenvolve pesquisas em desenvolvimento motor em escolas públicas e em programas interventivos para bebês e crianças portadoras e não portadoras de necessidades especiais Currículo Lattes
Publicado
2008-12-30
Como Citar
1.
Souza MC de, Berleze A, Valentini NC. <b>EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO ESPORTE NO DOMÍNIO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS E ESPECIALIZADAS: ÊNFASE NA DANÇA</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i4.5254. JPhysEduc [Internet]. 30º de dezembro de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];19(4):509-1. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5254
Seção
Artigos Originais