<b>O conhecimento profissional na intervenção em Educação Física: um estudo de caso etnográfico</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.5269

  • Rubiane Giovani Fonseca UEL
  • Adriana Aparecida Corrêa UEL
  • Priscilla Maia da Silva UEL
  • Jeane Barcelos Soriano UEL
Palavras-chave: intervenção profissional, conhecimento profissional, Educação Física.

Resumo

Procuramos entender a complexidade existente no processo dinâmico da intervenção profissional em Educação Física. Para isso, nosso principal objetivo foi compreender a relação dos diversos elementos que estão presentes na intervenção do profissional de Educação Física. Realizamos um estudo de abordagem qualitativa, empregando elementos da pesquisa etnográfica. Acompanhamos um profissional atuante como personal trainer com quase 30 anos de carreira. Após a análise dos dados, os termos encontrados foram: academia, alunos e treino, que formou o tema cultural definido pelo próprio profissional como modo de vida. Diante do tema, percebemos que o profissional realiza suas intervenções baseado nos conhecimentos adquiridos na prática, os quais orientam a tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rubiane Giovani Fonseca, UEL
Departamento de Educação Física Centro de Educação Física e Esporte Grupo de Estudos sobre a Intervenção do Profissional de Educação Física Universidade Estadual de Londrina
Adriana Aparecida Corrêa, UEL
Departamento de Educação Física Centro de Educação Física e Esporte Grupo de Estudos sobre a Intervenção do Profissional de Educação Física Universidade Estadual de Londrina
Priscilla Maia da Silva, UEL
Departamento de Educação Física Centro de Educação Física e Esporte Grupo de Estudos sobre a Intervenção do Profissional de Educação Física Universidade Estadual de Londrina
Jeane Barcelos Soriano, UEL
Dossui graduação em Educação Física pela Escola de Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente, é professora adjunta no Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina, onde é líder do Grupo de Estudos sobre Intervenção do Profissional de Educação Física - GEIPEF. Ministra aulas no curso de Bacharelado em Educação Física, junto à disciplina Fundamentos da Educação Física. Atua como orientadora no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL e nos Cursos de Especialização do CEFE-UEL. Atua como consultora da Revista de Educação Física da UEM, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, Revista de Cineantropometria e Desempenho Humano, Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Coordena projetos de pesquisa em Educação Física na instituição, junto às temáticas relacionadas aos estudos sobre os conteúdos da intervenção profissional, grupos profissionais e formação profissional. Currículo Lattes
Publicado
2009-10-05
Como Citar
1.
Fonseca RG, Corrêa AA, Silva PM da, Soriano JB. <b>O conhecimento profissional na intervenção em Educação Física: um estudo de caso etnográfico</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.5269. JPhysEduc [Internet]. 5º de outubro de 2009 [citado 13º de setembro de 2025];20(3):367-80. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5269
Seção
Artigos Originais