Webgames na escola: um estudo piloto

Palavras-chave: jogos de vídeo, jogos e brinquedos, educação física e treinamento

Resumo

A proposta dos Webgames promove um retorno ao jogo digital “antigo”, usualmente associado a características relacionadas ao sedentarismo. Porém, após se “jogar” o jogo digital no computador, é proposto para a criança, um jogo lúdico, que envolva práticas com movimento humano e atrativas, e assim, irá promover a quebra do sedentarismo. O objetivo deste trabalho foi analisar a aplicação da proposta pedagógica dos Webgames, na escola, associada a observação participante. Metodologia: foram investigadas 25 crianças estudantes do ensino fundamental, de uma turma do primeiro ano de uma escola na cidade de Florianópolis, Brasil. O grupo de crianças participou de 02 encontros, de 01 hora e trinta minutos de duração cada. Durante as sessões as falas das crianças foram registradas em diário de campo. Resultados: Um aspecto recorrente nesta vivência ofertada as crianças, foi perceber o coleguismo e cooperação existente entre os alunos. Em uma das falas de um dos alunos, durante os Webgames, emergiu uma associação da prática lúdica vivenciada na quadra, com a realidade observada no mundo imaginário dos jogos digitais. Conclusões: com o estudo, notou-se uma boa aceitação das crianças em relação as práticas dos Webgames, durante as aulas de Educação Física escolar.

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Biografia do Autor

Jonas Godtsfriedt, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis-SC, Brazil

É graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (2010), Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais (2011), Mestre em Educação Física (2016) e Doutorando em Ciências do Movimento Humano. Atualmente é técnico universitário da Universidade do Estado de Santa Catarina. Realiza estudos na área de concentração da teoria e prática pedagógica em educação física, com as seguintes linhas de pesquisa: teorias sobre o corpo, movimento humano, esportes e lazer. Membro participante na condição de Estudante, do Grupo de Pesquisa Saúde, Educação, Movimento & Evolução. http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/30383# .

Fernando Luiz Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis-SC, Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1986), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Saúde Pública - Institute for Advanced Study in Human Sexuality (2004) e doutorado em Sexualidade Humana - Institute for Advanced Study in Human Sexuality (2004). Atualmente é professor titular junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, bem como, coordenador do Laboratório de Gênero, Educação, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC). Tem experiência na área de Educação Física, Antropologia, Evolução, Psicologia Social e Sexualidade Humana, com ênfase no Desenvolvimento Humano, atuando conjuntamente com os seus sete doutorandos, dois mestrandos e três bolsistas de iniciação a pesquisa nos seguintes temas: desenvolvimento motor infantil, avaliação motora, crescimento maturação e desenvolvimento, gênero, reabilitação sexual de lesionados medulares e hemiparéticos, sexualidade de cardiopátas, orientação esportiva, orientação e identidade sexual, atividade física e mulher, atividade física e auto-imagem, exergames, instrumentação digital do movimento e evolução do movimento humano. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde, Educação, Movimento & Evolução. http://www.cefid.udesc.br/laboratorios/lagesc/ ReseracherId I 4366 2017 Orcid 0000000230740988 Processo: 305078/2014-3 Demanda/Chamada: Produtividade em Pesquisa - PQ - 2014 Modalidade: PQ Categoria/Nível: 2.

Publicado
2021-07-07
Como Citar
1.
Godtsfriedt J, Luiz Cardoso F. Webgames na escola: um estudo piloto. JPhysEduc [Internet]. 7º de julho de 2021 [citado 5º de setembro de 2025];32(1):e-3259. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/53681
Seção
Artigos Originais