Webgames e os quatro pilares da educação

Palavras-chave: Videogames, educação, educação física e treinamento

Resumo

As contribuições da tecnologia para o desenvolvimento humano são impressionantes; no campo da educação, as mudanças nos recursos materiais são apontadas como referência deste desenvolvimento no contexto educacional. Uma maneira de se apossar dessas tecnologias foi vista com uma iniciativa bastante próspera, conhecida como webgames. O relatório "Educação, um Tesouro a Descobrir" propõe princípios para melhorar o processo educacional e um novo conceito de aprendizado, fundamentado nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. O objetivo deste artigo é apresentar reflexões teóricas de conversação entre webgames e a metodologia pautada nos quatro pilares da educação, no contexto de projetos sociais. Os webgames são jogos lúdicos, transpostos do ambiente dos jogos digitais, para serem vivenciados com o corpo. Os projetos sociais que focam na educação e cidadania, para atingirem as suas metas costumam utilizar jogos lúdicos e o esporte. Assim, o jogo lúdico e o esporte, têm o hábito de estimular o movimento humano, através da atividade física. Conclui-se que existe a possibilidade aos profissionais de educação física que atuam em projetos sociais escolherem usar os webgames, para criar alternativas no incentivo ao movimentar-se das crianças.

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Biografia do Autor

Cardoso, F. L., Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1986), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Saúde Pública - Institute for Advanced Study in Human Sexuality (2004) e doutorado em Sexualidade Humana - Institute for Advanced Study in Human Sexuality (2004). Atualmente é professor titular junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, bem como, coordenador do Laboratório de Gênero, Educação, Sexualidade e Corporeidade (LAGESC). Tem experiência na área de Educação Física, Antropologia, Evolução, Psicologia Social e Sexualidade Humana, com ênfase no Desenvolvimento Humano, atuando conjuntamente com os seus sete doutorandos, dois mestrandos e três bolsistas de iniciação a pesquisa nos seguintes temas: desenvolvimento motor infantil, avaliação motora, crescimento maturação e desenvolvimento, gênero, reabilitação sexual de lesionados medulares e hemiparéticos, sexualidade de cardiopátas, orientação esportiva, orientação e identidade sexual, atividade física e mulher, atividade física e auto-imagem, exergames, instrumentação digital do movimento e evolução do movimento humano. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde, Educação, Movimento & Evolução. http://www.cefid.udesc.br/laboratorios/lagesc/ ReseracherId I 4366 2017 Orcid 0000000230740988 Processo: 305078/2014-3 Demanda/Chamada: Produtividade em Pesquisa - PQ - 2014 Modalidade: PQ Categoria/Nível: 2

Publicado
2022-01-28
Como Citar
1.
Godtsfriedt J, Cardoso FL. Webgames e os quatro pilares da educação. JPhysEduc [Internet]. 28º de janeiro de 2022 [citado 17º de setembro de 2025];33(1):e-3309. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/54678
Seção
Artigos Originais