Análise da formação de jovens futebolistas do Estado do Amazonas
Resumo
O objetivo desse estudo foi investigar o processo de formação de jovens futebolistas amazonenses. Participaram do estudo 53 jovens futebolistas (15,3±1,27 anos) recrutados a partir de escolas e clubes futebol do Amazonas. Foi utilizado o Questionário do Histórico de Participação para identificar os contextos de prática em que os futebolistas mais estiveram engajados durante o seu processo de formação (macro-estrutura de prática) e foram filmadas três sessões de treino, visando contabilizar o tempo destinado para cada uma das categorias de tarefas utilizadas pelo treinador (training form, playing form and inactivity) (micro-estrutura de prática). Foi possível identificar diferenças estatisticamente significativas entre os diferentes contextos de prática, onde os jogadores permaneceram um maior tempo engajados em uma prática deliberada, quando comparado com o jogo deliberado (p<0.001) e competição (p<0.001). Quanto às análises das sessões de treino, foi possível constatar que os jogadores tendem a ter mais contatos com tarefas descontextualizadas. Com essas informações, é possível concluir estes jogadores seguiram um percurso formativo caracterizado por uma iniciação esportiva precoce, bem como não tiveram acesso à contextos de treino representativos, de modo a potencializar a formação de jogadores inteligentes e criativos.
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ISSN 2448-2455

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