<strong>OS EFEITOS AGUDOS DE DIFERENTES PROTOCOLOS DE CICLISMO <em>INDOOR</em> NAS RESPOSTAS FISIOLÓGICAS E NA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO</strong> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i2.5555
Palavras-chave:
Treinamento contínuo e intervalado, Freqüência cardíaca, Lactato sanguíneo
Resumo
O controle das respostas fisiológicas durante as atividades coletivas em academias serve como marcador de prescrição e ajuste de carga em treino. Sendo assim, o objetivo do estudo foi comparar o efeito agudo dos treinamentos contínuo e intervalado, aplicados em protocolos de ciclismo indoor, sobre as repostas fisiológicas da freqüência cardíaca (FC), da concentração de lactato (LAC) e da percepção subjetiva de esforço (PSE). A amostra foi composta por 10 homens voluntários (idade: 27,44 ± 4,62 anos; gordura relativa: 13,11 ± 4,41 %G; VO2max: 55,37±3,29 ml.O2/kg/min), praticantes de ciclismo indoor há no mínimo seis meses, com freqüência entre três e cinco vezes por semana. Os dados foram coletados em dois protocolos de treinamento, contínuo e intervalado, realizados em bicicleta estacionária. A análise de variância (ANOVA) encontrou diferenças significativas para a FC e para o LAC no treinamento intervalado (p<0,05). Na PSE (Escala de Borg) não foi encontrada diferença estatisticamente significativa entre os protocolos através do teste de Wilcoxon. O estudo sugere que os dois tipos de treinamento podem ser aplicados em diferentes programas de ciclismo indoor, desde que se utilizem parâmetros fisiológicos e a PSE para controlar a intensidade do exercício e estabelecer níveis seguros para a sua prática.Downloads
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Publicado
2008-10-22
Como Citar
1.
Silva Junior LS da, Vale RG de S, Dantas EHM, Barreto ACLYG, Albergaria MB, Bottaro M, Novaes J da S. <strong>OS EFEITOS AGUDOS DE DIFERENTES PROTOCOLOS DE CICLISMO <em>INDOOR</em> NAS RESPOSTAS FISIOLÓGICAS E NA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO</strong> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i2.5555. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 22º de outubro de 2008 [citado 25º de dezembro de 2025];19(2):261-7. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5555
Edição
Seção
Artigos Originais
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