Lazer para a pessoa com deficiência: percepções de alunos de graduação em educação física

Palavras-chave: Formação inicial, Deficiência, Lazer

Resumo

O lazer é um direito constitucional dos brasileiros. As pessoas com deficiência foram um grupo que pode se deparar com barreiras arquitetônicas e atitudinais para o acesso ao lazer, por isso é relevante estudar compreensões que permeiam essa temática. A presente pesquisa investigou o entendimento sobre lazer para pessoa com deficiência de alunos de graduação em educação física de instituições públicas do estado de São Paulo. A pesquisa foi qualitativa. A amostra contou com 322 estudantes de graduação, de 9 campus de universidades do estado de São Paulo, cursando o último período do curso, que preencheram um questionário. A análise dos dados foi realizada com o programa Iramuteq, usando o método Reinert para análise dos corpus textuais. Os resultados demonstraram que o entendimento dos estudantes de graduação em educação física estão de acordo com a produção científica do contexto brasileiro. Como conclusão eles compreendem: (1) o lazer é o mesmo para pessoas com e sem deficiência; (2) lazer é uma possibilidade para a pessoa com deficiência; (3) lazer está relacionado ao prazer; (4) atividades devem ser compreendidas como lazer; (5) espaços de lazer devem ser adaptados para receberem a pessoa com deficiência de modo apropriado.

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Publicado
2022-02-09
Como Citar
1.
Salerno MB, Santos Silva D, Ferreira de Araújo P. Lazer para a pessoa com deficiência: percepções de alunos de graduação em educação física. JPhysEduc [Internet]. 9º de fevereiro de 2022 [citado 31º de outubro de 2025];33(1):e-3316. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/56547
Seção
Artigos Originais