Lazer para a pessoa com deficiência: percepções de alunos de graduação em educação física
Resumo
O lazer é um direito constitucional dos brasileiros. As pessoas com deficiência foram um grupo que pode se deparar com barreiras arquitetônicas e atitudinais para o acesso ao lazer, por isso é relevante estudar compreensões que permeiam essa temática. A presente pesquisa investigou o entendimento sobre lazer para pessoa com deficiência de alunos de graduação em educação física de instituições públicas do estado de São Paulo. A pesquisa foi qualitativa. A amostra contou com 322 estudantes de graduação, de 9 campus de universidades do estado de São Paulo, cursando o último período do curso, que preencheram um questionário. A análise dos dados foi realizada com o programa Iramuteq, usando o método Reinert para análise dos corpus textuais. Os resultados demonstraram que o entendimento dos estudantes de graduação em educação física estão de acordo com a produção científica do contexto brasileiro. Como conclusão eles compreendem: (1) o lazer é o mesmo para pessoas com e sem deficiência; (2) lazer é uma possibilidade para a pessoa com deficiência; (3) lazer está relacionado ao prazer; (4) atividades devem ser compreendidas como lazer; (5) espaços de lazer devem ser adaptados para receberem a pessoa com deficiência de modo apropriado.
Downloads

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Funding data
- 
																	Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
										
 Grant numbers Code 001
 
   
                                                                                                                                             
                                                                                                                                                                                  
			
		 
			 
			 
				












_1502.jpg)









 
 
