O tipo de set e a pontuação final alteram os indicadores de tempo no voleibol de praia? Um estudo durante o campeonato brasileiro escolar
Resumo
Esse estudo objetivou comparar indicadores temporais de acordo com o tipo de set e a diferença da pontuação final. Participaram do estudo 25 times masculinos de voleibol de praia (15 – 17 anos), que competiram nos Jogos Escolares Brasileiro, fase nacional. Foram observados 21 jogos, 42 sets e 1374 rallies. As variáveis analisadas foram a duração do rally, tempo de descanso entre os rallies, tempo total de trabalho, tempo total de descanso, duração do set, razão tempo de descanso : tempo de trabalho e quantidade de rallies. Comparou-se os indicadores de tempo entre o tipo de set (1ºset Vs. 2ºset) e categorias de equilíbrio de acordo com a diferença da pontuação final (desequilibrado, moderado equilíbrio e equilibrado), utilizando teste t e Anova de uma via, respectivamente. Não foi encontrada diferença significativa entre o 1º e 2º set, no entanto, efeito moderado foi observado no tempo total de trabalho. A diferença da pontuação final afetou a duração do set, o tempo total de trabalho e o trabalho total de descanso, mostrando uma tendência linear entre os níveis de equilíbrio. Os indicadores temporais parecem não se alterar em relação ao tipo de set, porém, há uma tendência de aumento do tempo de trabalho do 1º para o 2º set. Finalmente, a pontuação influencia a duração do set, tempo total de trabalho e tempo total de descanso, sem modificar a relação esforço : pausa.
Downloads
Copyright (c) 2022 Journal of Physical Education
ISSN 2448-2455

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






_1502.jpg)









