<b>Capoeira: a história e trajetória de um patrimônio cultural do Brasil</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i1.5815

  • Ricardo Martins Porto Lussac Universidade Castelo Branco
  • Manoel José Gomes Tubino Universidade Castelo Branco
Palavras-chave: Esporte, Cultura, História

Resumo

Este artigo narra a história e trajetória da capoeira que em julho de 2008 foi reconhecida pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, através do registro das Rodas de Capoeira no Livro das Formas de Expressão e do Ofício dos Mestres de Capoeira no Livro dos Saberes. A origem da capoeira ainda é uma incógnita, mas é sabido que ela se desenvolveu em solo brasileiro desde o período do Brasil Colonial. Sua prática como uma característica predominantemente urbana esteve presente principalmente no Rio de Janeiro e em algumas metrópoles brasileiras, geralmente cidades portuárias. Presente em vários momentos políticos e sócias do país, sofreu forte repressão com o advento da República, e ainda grandes transformações com o intenso processo de esportivização e institucionalização, acompanhado pela expansão de sua prática no Brasil e no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Martins Porto Lussac, Universidade Castelo Branco
Mestrando em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco, PROCIMH - UCB - RJ, Rio de Janeiro, Brasil. Atua na Linha de Pesquisa dos Aspectos Sócio-Políticos do Esporte no LABESPORTE - Laboratório de Estudos do Esporte, e tem como Orientador o Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino. Cursou duas disciplinas como aluno externo no Mestrado em História Comparada do Programa de Pós-Graduação em História Comparada do IFCS-UFRJ. Também é Pós-Graduado em Psicomotricidade, com Complementação Pedagógica em Didática do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, UCAM, Rio de Janeiro, Brasil. É Graduado em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado (Graduação Plena), pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente é Professor da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e Sócio-Diretor, Coordenador e Professor da Academia da Usina - Atividades Físicas e Cursos Livres. É Mestre em Capoeira pela Federação Nacional de Capoeira do Brasil e pela Federação de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro, é integrante do Conselho de Mestres e foi o Diretor de Assuntos Pedagógicos destas Federações. Foi Curador do Acervo Cultural de Capoeira da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É o criador da Metodologia Lussac de Capoeira. Tem experiência em especial na área de Educação Física, com ênfase em Ensino Superior (Atividades Universitárias de Ensino, Pesquisa e Extensão), Cursos Livres e Projetos Culturais, Artísticos e Comunitários, atuando principalmente nos seguintes temas: Aspectos Filosóficos, Sociais e Antropológicos da Motricidade Humana, Educação Física, Psicomotricidade, História, Educação, Educação Especial, Cultura, Artes, Lutas e Capoeira. Atualmente também atua na área de cursos preparatórios para concursos públicos nas áreas de: Educação, Educação Física, entre outros.
Manoel José Gomes Tubino, Universidade Castelo Branco
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D, possui graduação em Educação Física pela Escola de Educaçâo Física do Exercito (1968) , graduação em Ciências Navais pela Escola Naval do Rio de Janeiro (1960) , especialização em Ensino Programado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1969) , mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) , doutorado em Educação Física pela Universite Libre de Bruxelles (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) . Atualmente é Presidente da Fédération Internationale d Education Physique, Conselho da Assoaciation Internationale Des Ecoles Superieures D` Education Physique, Menbro da Assoaciation Internationale Des Ecoles Superieures D` Education Physique, Membro da Comissão de Assessoria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Board Member da Inatrenational Council For Sport Science And Physical Education, Board Member da International Council Of Sport Pedagogy, da Prince Faissal Prize, Professor Titular da Universidade Castelo Branco, Professor visitante do Centro Universitário Augusto da Mota e Membro da Academia Brasileira de Ciências Sociais. Tem experiência na área de Educação Física. Atuando principalmente nos seguintes temas: Treinamento Desportivo, PERFORMANCE ESPORTIVA, ESPORTE PARTICIPATIVO.
Publicado
2009-04-29
Como Citar
1.
Lussac RMP, Tubino MJG. <b>Capoeira: a história e trajetória de um patrimônio cultural do Brasil</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i1.5815. JPhysEduc [Internet]. 29º de abril de 2009 [citado 2º de novembro de 2025];20(1):7-16. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5815
Seção
Artigos Originais