Filosofia da educação física e do esporte no Brasil: uma análise dos fundamentos filosóficos na obra de Inezil Penna Marinho

Palavras-chave: História, Filosofia, Educação Física, Esportes, Brasil

Resumo

O presente estudo objetivou investigar as origens históricas da Filosofia da Educação Física e do Esporte no Brasil. Os escritos de Inezil Penna Marinho, ex-professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro entre 1945 e 1984, foram os primeiros sobre esse conteúdo específico no Brasil. A coleta de dados resultou em seis categorias temáticas, nomeadamente “Comentários sobre Fragmentos Traduzidos”, “Filologia da Educação Física e Desporto”, “Jogos, Hedonismo e Transfiguração”, “Lazer e Axiologia”, “Filosofia da Educação Física Curricular” e “Metafísica do cérebro”. Marinho foi um filósofo eclético, fundacionalista e casuístico. Nos textos de Marinho, a Educação Física tem atributos éticos, axiológicos, estéticos, epistêmicos, psicanalíticos, educacionais, políticos e metafísicos. Adicionalmente, Marinho desenvolveu diálogos com autores do Aristotelismo, Platonismo, Renascimento, Iluminismo, Evolucionismo, Empirismo, Freudismo, Teoria Crítica, Hedonismo, Teologia Platônica, Estoicismo, Cartesianismo e Bergsonismo. Cinco questões clássicas apareceram em sua produção: a felicidade como demanda transcendental; natureza da correspondência entre linguagem e realidade; dualidade mente-corpo; conflito histórico entre liberdade e dominação; constituição do sujeito. Para Marinho, a ginástica parecia ter maior importância axiológica do que esportes, jogos e atividade física geral. Esse resultado mostra que a Filosofia da Educação Física e do Esporte no Brasil possui tradições próprias

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Publicado
2022-04-07
Como Citar
1.
Ribeiro Nogueira da Gama D, Pereira da Costa L, Brandão Pinto de Castro J, Ribeiro do Espírito Santo W, Gomes de Souza Vale R. Filosofia da educação física e do esporte no Brasil: uma análise dos fundamentos filosóficos na obra de Inezil Penna Marinho. JPhysEduc [Internet]. 7º de abril de 2022 [citado 18º de setembro de 2025];33(1):e-3302. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/58189
Seção
Artigos de Revisão