<b>ANALOGIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE COM O MITO DE ULISSES E AS SEREIAS</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i3.5994

  • Wilson Rinaldi UEM
  • Larissa Michelle Lara UEM
  • Ieda Parra Barbosa Rinaldi UEM
Palavras-chave: Saúde, Atividade Física, Educação Física

Resumo

Este texto objetiva refletir o entendimento de atividade física e saúde a partir do discurso do sujeito coletivo, identificando e analisando as categorias originárias à luz do mito de Ulisses e as sereias, presente na obra clássica Odisséia, de Homero. A compreensão da atividade física e saúde, bem como do mito de Ulisses e as sereias dá-se, respectivamente, a partir de uma pesquisa de campo com foco na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), de Lefevre, Lefevre (2005), e de incursões teóricas por referenciais das ciências humanas, em especial, Adorno, Horkheimer (1985), que fazem análise do referido mito. Os dados, coletados a partir de entrevistas realizadas com praticantes de caminhada em um parque da cidade de Maringá, atentam para a predominância de um discurso da atividade física e saúde revestido de uma racionalidade instrumental que impede o homem de conhecer o chamado para outras dimensões do humano.

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Biografia do Autor

Wilson Rinaldi, UEM
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1996) e mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2001)e doutorando em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de maringá. Atualmente é professor Assistente nível II da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, saúde com enfâse no estudo da obesidade Currículo Lattes
Publicado
2008-12-15
Como Citar
1.
Rinaldi W, Lara LM, Rinaldi IPB. <b>ANALOGIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE COM O MITO DE ULISSES E AS SEREIAS</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v19i3.5994. JPhysEduc [Internet]. 15º de dezembro de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];19(3):391-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/5994
Seção
Artigos Originais