Sobre a compreensão dos profissionais das áreas do lazer e da saúde a respeito dessa interface

  • Marcos Gonçalves Maciel Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ibirité-MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8357-491X
  • Gustavo Fonseca Halley Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza-CE, Brasil
  • Douglas Roque Andrade Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil
  • Ricardo Ricci Uvinha Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2936-9453
Palavras-chave: conhecimento acadêmico, desenvolvimento humano, qualidade de vida

Resumo

A interface entre as áreas do lazer e da saúde é crescente no Brasil. Assim, se faz relevante investigar como os profissionais dessas áreas compreendem essa relação. Este trabalho tem por objetivo analisar como os profissionais afiliados à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer e à Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde compreendem a temática lazer e saúde, acadêmica e/ou profissionalmente. Esta pesquisa é qualitativa, transversal e exploratória. Participaram da pesquisa 80 pessoas (42,9±10,2 anos), sendo 41 do sexo feminino e 44 profissionais da SBAFS. Empregou-se o Software IRaMuTeQ para análises estatísticas sobre os corpus textuais, e a análise crítica de discurso.  As análises tiveram um aproveitamento de 88,25% do corpus textual; foi gerada uma Classificação Hierárquica Descendente com três classes: 1) Qualidade de vida; 2) Direitos sociais; 3) Conhecimento Acadêmico. Os profissionais entendem existir uma interface entre o lazer e a saúde, sendo o lazer um importante meio de promoção do desenvolvimento humano. Contudo, identificou-se um hiato na intercessão e na construção de conhecimentos interdisciplinares que permitam a sua efetivação no cotidiano das pessoas, assim como a ampliação de políticas intersetoriais aproximando essas temáticas. 

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Publicado
2022-11-09
Como Citar
1.
Maciel MG, Fonseca Halley G, Roque Andrade D, Ricci Uvinha R. Sobre a compreensão dos profissionais das áreas do lazer e da saúde a respeito dessa interface. JPhysEduc [Internet]. 9º de novembro de 2022 [citado 20º de novembro de 2025];33(1):e-3357. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/62789
Seção
Artigos Originais