Educação física escolar em EAD: uma revisão integrativa no contexto pandêmico da COVID-19

Palavras-chave: Educação Física, Escola, Prática Pedagógica

Resumo

A prática pedagógica em Educação Física Escolar, surpreendida pela pandemia, foi obrigada a se adaptar e aprender como se comportar no novo cenário educacional. O objetivo deste trabalho foi (re)conhecer a transposição didática dos docentes de Educação Física Escolar em relação ao uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) para o ensino, em especial no período de pandemia da COVID19. Para tal, elaboramos um estudo de natureza qualitativa, de cunho exploratório, com foco metodológico na revisão integrativa do estado da arte acerca da Educação Física Escolar em contexto virtual/remoto. A busca de produções científicas centrou-se nas bases de dados Scopus (Elsevier) e Web of Science. Identificamos e selecionamos 16 artigos que revelaram subcategorias de análises basilares para o avanço na compreensão da realidade didática no contexto pandêmico. Concluímos que se faz necessário um progresso no volume de estudos acerca da realidade virtual/remoto sobre Educação Física Escolar; que o ensino em realidade virtual/remoto é um fenômeno multifacetado, de múltiplas abrangências, não apenas como subcategoria da Educação, mas como um novo fenômeno formativo caminhando a pari passu com a própria, em função de suas particularidades; e que essa nova realidade, confunde, causa receios, e ao mesmo tempo empolga pela sua dinâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Vieira Santana, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-PR, Brasil

Doctoral student in Physical Education at the Associated Graduate Program in Physical Education - UEM/UEL (PPGEF - UEM/UEL); Master in Educational Sciences by the European university consortium between University of Lisbon (Portugal) / Université de Poitiers (France) / Universidad Nacional de Educación a Distancia (Spain), title revalidated by the University of Brasília PPGE/UnB (2014); specialist in Physical Education at the Estácio de Sá University (UNESA); degree in Physical Education from Faculdade Social da Bahia (2009). I currently work as Sports Coordinator at the Children and Adolescents Foundation (Fundac); as a researcher associated with the Study Group Research in Media/Memory, Education and Leisure (MEL), linked to UFBA, and the Group of Studies and Research in School Physical Education (GEEFE), linked to UEM (PR); and as Councilor/Member of the Sports and Leisure Council of the State of Bahia (2015/current). I accumulate experience as a teacher in Basic Education; as a university professor (undergraduate and graduate); as coordinator of a higher course in Physical Education; as State Assistant Secretary at the Brazilian College of Sport Sciences in Bahia (CBCE-BA); and as a trainer in the inter-ministerial projects of the Federal Government (Programa Segundo Tempo; and Mais Educação; of the Ministry of Sport and Ministry of Education, respectively); In research I work in fields related to media, curriculum, leisure, intervention and training in Physical Education.

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá-PR, Brasil / Universidade Católica de Maule (UCM), Talca, Chile

Graduated in Physical Education from the University of Northern Paraná (1979), Master's in Human Movement Science from the Federal University of Santa Maria (UFSM - 1988), PhD in Physical Education from the State University of Campinas (UNICAMP - 1999) and postdoctoral in Physical Education from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS - 2014). He is currently a Volunteer Professor at the State University of Maringá in the Associated Postgraduate Program in Physical Education UEM / UEL, working with guidance at master's and doctoral levels. He has experience in the area of Physical Education, with an emphasis on Teaching Methods and Techniques and Research Methodology, with emphasis on the following topics: professional training, curriculum, physical activity and health, school physical education, physical activity and obesity

Publicado
2024-01-12
Como Citar
1.
Vieira Santana C, Bássoli de Oliveira AA, Anversa ALB, Caraçato de Sousa YM da S, Souza V de FM de. Educação física escolar em EAD: uma revisão integrativa no contexto pandêmico da COVID-19. JPhysEduc [Internet]. 12º de janeiro de 2024 [citado 12º de outubro de 2025];34(1):e-3442. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/64189
Seção
Artigos de Revisão