Ética e educação física escolar: um estudo de revisão sobre a produção científica nacional
Resumo
A ética é tema fundamental nos debates sobre os aspectos formativos da Educação e Educação Física. Contudo, ainda enfrentamos muitos desafios no desenvolvimento e sistematização de práticas pedagógicas com essa temática referenciadas em um debate teórico-metodológico. Com isso, o objetivo deste estudo foi analisar a produção científica nacional sobre o tema ética na Educação Física escolar entre os anos de 2001 e 2018. Este é um estudo descritivo de revisão bibliográfica. O corpus de artigos analisados foi organizado por meio de buscas em periódicos nacionais com Qualis-Capes B2 ou superior, com histórico de publicações na área da Educação Física escolar. Três temáticas são recorrentes: formação profissional, teorias pedagógicas e éticas, e propostas e práticas pedagógicas. Foram encontrados 27 artigos no total, o que explicita a baixa produção científica com o tema. O maior volume de publicações se relaciona a propostas e práticas pedagógicas, o que indica que a área está preocupada com os objetos de intervenção na escola, contudo, dentre estes poucos estudos enfocam a fundamentação teórico-metodológica, o que nos preocupa, porque podemos estar reproduzindo bases epistemológicas de outras áreas, e ainda, não qualificar o debate das políticas curriculares em termos de relevância ética-política e social da nossa prática pedagógica na escola.
Downloads
Copyright (c) 2023 Leitão e Prodócimo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






_1502.jpg)









