<b>Hemisfericidade e as especificidades espaciais temporais de uma tarefa psicomotora: preferência de processamento hemisférico direita e gênero</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.6649

  • Paulo César Guedes Ferraz Laboratório de Neuromotricidade (LABNEU-UCB/RJ).
  • Mauricio Rocha Calomeni Laboratório de Aprendizagem Neural e Performance Motora (LANPEM) – UCB/RJ
  • Patrícia Uchoa Laboratório de Pesquisa UNESPI-Teresina/Piaui
  • Luciana Botelho Laboratório de Neuromotricidade (LABNEU-UCB/RJ).
  • Vernon Furtado da Silva Laboratório de Aprendizagem Neural e Performance Motora (LANPEM) – UCB/RJ
Palavras-chave: Dominância Cerebral, gênero, percepção espacial

Resumo

O processamento mental caracteriza-se por uma significativa preferência hemisférica direita (HD), bi-hemisférica (BH) ou hemisférica esquerda (HE). Pesquisas têm mostrado tendências associadas à diferentes faixas etárias e, situações nas quais uma preferência é, mais benéfica, quando alinhada ao hemisfério processador. A preferência direita foi verificada aqui, em tarefas associadas, hipotetizando-se uma possível diferença entre gêneros. Amostra de 30 indivíduos divididos em três grupos por tipo hemisférico. Esses seguiam, em tarefa, um estímulo, para um alvo, em crescente complexidade espacial temporal. A estatística revelou o grupo HD, masculino, significativamente superior aos HE (p<0,05) e, ainda quantitativamente superior aos BH. Também, aos grupos femininos, em todas as condições (p < 0.05). O grupo HD feminino se equivaleu ao HE masculino e, estatisticamente superior, aos outros femininos nas tarefas (p<0.05). Resultados sugerem que conteúdos de ensino devem atender a especificidade de processamento do aprendiz e configurada em relação a gênero.

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Publicado
2009-12-23
Como Citar
1.
Ferraz PCG, Calomeni MR, Uchoa P, Botelho L, Silva VF da. <b>Hemisfericidade e as especificidades espaciais temporais de uma tarefa psicomotora: preferência de processamento hemisférico direita e gênero</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.6649. JPhysEduc [Internet]. 23º de dezembro de 2009 [citado 14º de setembro de 2025];20(4):499-08. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6649
Seção
Artigos Originais