Perfil dos professores em sustentabilidade: associação com responsabilidade pessoal e social nas aulas de educação física
Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar em uma amostra de futuros professores os perfis de suas percepções, atitudes e valores em relação ao desenvolvimento sustentável e determinar se um perfil específico está relacionado à responsabilidade pessoal e social e a comportamentos positivos nas aulas de Educação Física. A amostra foi composta por 372 alunos (idade = 22,02±3,16 anos; 66,67% meninas) da disciplina de Educação Física do curso de Licenciatura em Educação Básica (Universidades de Granada e Zaragoza). Uma análise inicial de agrupamento revelou a existência de dois grupos diferentes entre os futuros professores: O Grupo 1, "percepção negativa", representado por 36,3%, e o Grupo 2, "percepções positivas", com 63,7% da amostra. Assim, quase 40% da amostra não percebe a atual crise ambiental. A relação entre os grupos e o restante das variáveis-alvo foi analisada por meio de uma ANOVA de um fator, que revelou que os alunos do Grupo 2 tinham valores mais altos em todas as dimensões de responsabilidade pessoal e social e comportamentos positivos do que os do Grupo 1. Por fim, uma análise discriminante revelou que o fato de pertencer a uma determinada universidade determinava o pertencimento a um dos dois grupos, sendo que os valores obtidos pela amostra da Universidade de Granada eram mais altos do que os da Universidade de Zaragoza.
Downloads
Copyright (c) 2024 Lorente-Echeverría et al.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






_1502.jpg)









