Influência dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças: uma revisão sistemática

Palavras-chave: Jogos e brinquedos, Cognição, Criança

Resumo

Jogos e brincadeiras são estratégias para auxiliar no desenvolvimento cognitivo do público infantil. Contudo ainda existem lacunas sobre os efeitos e associações dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças. Assim, o objetivo é sintetizar a influência dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças. As bases de dados foram: Lilacs, PsycINFO, Pubmed, Scielo e Scopus. Foram incluídos artigos com delineamento observacional ou experimental. A qualidade dos artigos foi avaliada com a RoB 2. Cinco estudos foram incluídos seguindo os critérios de elegibilidade. Todos os estudos apresentaram delineamento experimental, dois realizados de forma crônica e três de forma aguda. Três estudos apresentaram efeitos positivos dos jogos e brincadeiras na atenção, tempo de reação e funções executivas: controle inibitório, raciocínio lógico, fator verbal, fator numérico, fator espacial e inteligência geral. Quanto à qualidade metodológica dos estudos é necessário melhor descrição e utilização do processo de alocação da randomização, maior cuidado na análise de dados e evitar múltiplas avaliações para uma variável. Conclui-se que jogos e brincadeiras ativos podem gerar efeito positivo para a atenção e funções executivas de crianças. Mais estudos são necessários para compreensão da relação de parâmetros como intensidade, duração e tipos de atividades com a cognição.

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Publicado
2024-01-22
Como Citar
1.
do Nascimento TA, Ribas JC de O, Ramos IA, Damasceno V de O, Costa A dos S. Influência dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças: uma revisão sistemática. JPhysEduc [Internet]. 22º de janeiro de 2024 [citado 5º de novembro de 2025];34(1):e-3446. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/68325
Seção
Artigos de Revisão