<b>Estrutura de prática e complexidade da tarefa no processo adaptativo de aprendizagem motora</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.6881

  • Jane Aparecida de Oliveira Silva
  • Ulisses Okada Araújo
  • Go Tani
  • Umberto Cesar Corrêa LACOM-EEFE-USP
Palavras-chave: Estrutura de prática, complexidade da tarefa, processo adaptativo de aprendizagem motora

Resumo

O objetivo desse trabalho foi investigar os efeitos da estrutura de prática no processo adaptativo de aprendizagem motora em razão da complexidade da tarefa. Os participantes foram 160 crianças de ambos os gêneros e a tarefa foi de timing coincidente. No experimento 1, a tarefa foi tocar quatro alvos de forma seqüencial em integração a um estímulo visual (tarefa simples) e, o experimento 2, a tarefa envolveu seis toques (tarefa complexa). Ambos os experimentos envolveram os grupos de prática constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante e as fases de estabilização e adaptação. As variáveis dependentes foram os erros absoluto, variável e constante. Os resultados mostraram que a complexidade da tarefa afetou os efeitos da estruturação da prática no processo adaptativo de aprendizagem motora. Verificou-se que, para a aprendizagem da tarefa simples, a adaptação ocorreu com similar desempenho para os quatro grupos, enquanto que para a tarefa complexa, o desempenho foi pior para o grupo constante.

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Publicado
2009-10-05
Como Citar
1.
Silva JA de O, Araújo UO, Tani G, Corrêa UC. <b>Estrutura de prática e complexidade da tarefa no processo adaptativo de aprendizagem motora</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i3.6881. JPhysEduc [Internet]. 5º de outubro de 2009 [citado 2º de novembro de 2025];20(3):313-2. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6881
Seção
Artigos Originais