Aspectos psicológicos e nível de atividade física de escolares femininas de Educação Física, dança e ginástica rítmica: um estudo transversal

Palavras-chave: Aspectos psicológicos, Atividade motora, Dance, Escolares, Ginástica rítmica

Resumo

Objetivo: Comparar escolares do sexo feminino praticantes de Educação Física, dança e ginástica rítmica de acordo com os aspectos psicológicos (motivação, otimismo, autoconceito, imagem corporal) e nível de atividade física. Método: Estudo de delineamento transversal no qual foram alocadas 90 escolares de 7 a 12 (9,5±1,4) anos e seus respectivos pais e/ou responsáveis. Fez-se uso de dois questionários autoaplicáveis em forma individual: um para os pais e/ou responsáveis (Escolaridade – Estrato econômico) e outro para as escolares: a) Informações Gerais; b) Motivação (QMAD); c) Otimismo (CASQ) d) Nível de Atividade Física (PAC-C); e) Autoconceito (EAC-IJ) e f) Imagem Corporal (Escala de Silhuetas Kakeshita). Resultado: Houve valores significativos para o nível de AF, no qual 100% (p=0,038) das praticantes de GR eram ativas. Além disso, 62,1% estavam insatisfeitas com a imagem corporal, desejando diminuí-la e 87,8% se mostravam pessimistas. Conclusões: Sugere-se que ambos os grupos se destacaram apesentando um alto índice de escolares ativas fisicamente; em contrapartida, um escore elevado para o baixo autoconceito. O maior índice de motivação foi para as praticantes de dança e a maior insatisfação com a imagem corporal para as praticantes de GR. O pessimismo, sendo uma variável que surpreendeu em ambos os grupos, revelou importância ao ser investigado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2024-07-07
Como Citar
1.
Martins JBB, Steinbach MP, Oliveira RP de, Fausto DY, Lyra VB, Guimarães AC de A. Aspectos psicológicos e nível de atividade física de escolares femininas de Educação Física, dança e ginástica rítmica: um estudo transversal. JPhysEduc [Internet]. 7º de julho de 2024 [citado 13º de setembro de 2025];35(1):e-3516. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/69393
Seção
Artigos Originais