<b>Estilo de vida de adolescentes de escolas públicas e privadas de Florianópolis-SC</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.6943

  • Williann Braviano Maria Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thiago Sousa Matias Universidade do Estado de Santa Catarina
Palavras-chave: Estilo de vida, Adolescente, Saúde

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar o estilo de vida de adolescentes de escolas pública e privada de Florianópolis-SC. Participaram deste estudo 865 adolescentes, 484 da escola privada e 381 da pública. O estilo de vida foi investigado através do questionário Perfil do Estilo de Vida, adaptado para adolescentes e a situação sócio-econômica através dos critérios da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Os dados foram tratados com estatística descritiva e inferencial. Foram utilizados os testes Qui-quadrado, “U” de Mann Whitney e Kruskal-Wallis. Observa-se que as condições de vida, para os adolescentes de Florianópolis são positivas, pois somente o estresse foi identificado como um comportamento negativo. Além disso, um estilo de vida melhor está associado a uma situação sócio-econômica alta, ao sexo masculino e a escola privada.

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Biografia do Autor

Williann Braviano Maria, Universidade do Estado de Santa Catarina
Departamento de Educação Física, Área de Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Universidade do Estado de Santa Catarina
Departamento de Educação Física, Área de Atividade Física e Qualidade de Vida
Thiago Sousa Matias, Universidade do Estado de Santa Catarina
Departamento de Educação Física, Área de Psicologia do Esporte e do Exercício
Publicado
2009-12-23
Como Citar
1.
Maria WB, Guimarães AC de A, Matias TS. <b>Estilo de vida de adolescentes de escolas públicas e privadas de Florianópolis-SC</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.6943. JPhysEduc [Internet]. 23º de dezembro de 2009 [citado 14º de setembro de 2025];20(4):615-23. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6943
Seção
Artigos Originais