<b>Jogo com orientação: uma proposta metodológica para a educação física pré-escolar</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.7014

  • Míriam Stock Palma Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Beatriz Pereira Universidade do Minho
  • Nádia Cristina Valentini Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: criança pré-escolar, programas de movimento, jogo

Resumo

Este estudo investigou a influência de distintos programas de movimento sobre o desenvolvimento motor e o engajamento de pré-escolares. Participaram 71 crianças, com idade entre 5 e 6 anos, da Associação da Creche de Braga (Portugal). Os grupos experimentais beneficiaram-se de programas distintos (Jogo com orientação e Jogo livre em contexto enriquecido). O TGMD–2 foi aplicado para a análise do desenvolvimento motor das crianças. Para se averiguar o seu engajamento nos programas, utilizou-se uma análise qualitativa e quantitativa das habilidades avaliadas no TGMD-2, realizadas pelas crianças nas sessões. Os resultados revelaram que (a) a participação das crianças no programa Jogo com orientação promoveu ganhos em seu desempenho motor, enquanto que mudanças não foram observadas nas do grupo Jogo livre em contexto enriquecido, nem nas do grupo Controle e (b) durante as intervenções, as crianças do grupo Jogo com orientação apresentaram engajamento superior às do grupo Jogo livre em contexto enriquecido.

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Publicado
2009-12-23
Como Citar
1.
Palma MS, Pereira B, Valentini NC. <b>Jogo com orientação: uma proposta metodológica para a educação física pré-escolar</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.7014. JPhysEduc [Internet]. 23º de dezembro de 2009 [citado 14º de setembro de 2025];20(4):529-41. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/7014
Seção
Artigos Originais