Diferenças geográficas e de gênero no desenvolvimento das capacidades motoras das crianças em idade pré-escolar

Palavras-chave: Infância, MOBAK-KG, Habilidades motoras, Rural, Urbano

Resumo

O desenvolvimento motor durante a infância é fundamental para a aquisição de competências perceptivas e cognitivas avançadas, desempenhando um papel fulcral no desenvolvimento pessoal e na aquisição de competências mais tarde na vida. Este estudo tem como objetivo investigar as diferenças nas capacidades motoras de crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, com base na sua localização geográfica (urbana ou rural) e género. Foi selecionada para o estudo uma coorte de 94 crianças portuguesas com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos (48 meninos e 46 meninas). A recolha de dados foi efectuada em 8 escolas diferentes e as capacidades motoras foram avaliadas utilizando o teste MOBAK-KG. Verificou-se que as crianças das zonas urbanas superavam as das zonas rurais nas capacidades motoras relacionadas com o controlo do corpo e dos objectos. Pelo contrário, as capacidades motoras das raparigas não apresentaram diferenças significativas em função da sua localização geográfica. Embora o ambiente geográfico influencie o desenvolvimento motor das crianças, outros factores, tais como os factores socioeconómicos e culturais, podem ter um maior impacto nas raparigas. Estes resultados sublinham a importância de nos concentrarmos no desenvolvimento motor das raparigas e de examinarmos a forma como as expectativas culturais e de género podem ter impacto nas suas capacidades motoras.

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Publicado
2024-03-30
Como Citar
1.
Loureiro V, Solas-Martínez JL, Rusillo Magdaleno A, Lopes A, Murta L. Diferenças geográficas e de gênero no desenvolvimento das capacidades motoras das crianças em idade pré-escolar. JPhysEduc [Internet]. 30º de março de 2024 [citado 10º de outubro de 2025];35(1):e-3512. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/70459
Seção
Artigos Originais