Explorando a relação entre os níveis de alfabetização física, engajamento e emotividade nas aulas de educação física

Palavras-chave: Alfabetização física, comprometimento, emocionalidade, adolescentes

Resumo

A alfabetização física (AFi) é o objetivo para os pesquisadores na Educação Física, buscando sujeitos competentes e capazes de aderir à atividade física ao longo de suas vidas, com desenvolvimento contínuo pessoal, social, afetivo e físico. Esta pesquisa é de natureza quantitativa, descritiva-correlacional, com um desenho não experimental e uma amostra não probabilística de 322 sujeitos, estudantes de 12 a 18 anos de escolas particulares, municipais e subsidiadas na cidade de Talca, Chile. O objetivo foi relacionar o nível de AFi, comprometimento e emocionalidade percebida. Os dados foram coletados por meio do Perceived Physical Literacy Instrument (PPLI), Behavioral Engagement Questionnaire (BEQ) e Escala de Avaliação do Estado de Ânimo (EVEA). Identificou-se uma relação positiva com um maior nível de alfabetização física, maior nível de alegria (r=0,37) e comprometimento emocional (r=0,54), diminuindo os índices de hostilidade (r=-0,25). As escolas particulares atingem os níveis mais altos de ansiedade (X̅=3,2). Conclui-se que um maior nível de AFi está associado a um maior comprometimento e maior regulação dos fatores emocionais.

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Publicado
2024-02-06
Como Citar
1.
Castillo-Retamal M, Concha-Salazar A, Castro-Morales L, Cerda-Aravena J, Hernández-Muñoz C. Explorando a relação entre os níveis de alfabetização física, engajamento e emotividade nas aulas de educação física. JPhysEduc [Internet]. 6º de fevereiro de 2024 [citado 12º de outubro de 2025];34(1):e-3450. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/70876
Seção
Artigos Originais