Prevalência da broncoconstricção induzida pelo exercício em nadadores não asmáticos: uma revisão sistemática e meta-análise
Resumo
Objetivo: Avaliar a prevalência de broncoconstrição induzida por exercício (BIE) em nadadores não asmáticos. Métodos: Foram pesquisadas as bases de dados BVS/LILACS, MEDLINE/PubMed, Web of Science, Scopus, SPORTDiscus e dois repositórios (BDTD e OATD) até julho de 2023. Foi utilizada uma combinação de descritores MeSH e palavras de texto. Os estudos originais relatando casos de BIE, diagnosticados por teste objetivo foram selecionados. Avaliou-se a qualidade metodológica dos estudos com o instrumento para prevalência Joanna Briggs e meta-análises de efeitos aleatórios com análise planejada de subgrupos foram conduzidas. Resultados: Esta revisão recuperou 33 estudos (700 nadadores não asmáticos, 250 casos de BIE). A prevalência do BIE foi de 34% (IC 95%: 25-45%) com heterogeneidade significativa (I2 = 68%), a qual foi parcialmente explicada pela análise de subgrupos para método diagnóstico. O teste de metacolina apresentou maior prevalência (51%, IC 95%: 43-59%) com baixa heterogeneidade (I2 = 28%). Apenas três estudos (90,1%) foram considerados de baixo risco de viés, enquanto os 30 restantes (90,9%), como moderado. Os resultados indicam que nadadores não asmáticos apresentam prevalência expressiva de BIE, principalmente com teste de metacolina. Conclusão: A melhor compreensão da prevalência do BIE entre nadadores não asmáticos, estimada em 34% nesta revisão, deve ser considerada um alerta para os profissionais envolvidos no treinamento e para os formuladores de políticas de saúde. São necessárias intervenções de saúde pública para prevenção. Além disso, a heterogeneidade substancial entre os estudos destaca a necessidade de estudos melhor desenhados.
Downloads
Copyright (c) 2024 Lima et al.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.






_1502.jpg)









