Prazer esportivo na resiliência acadêmica: questão inexplorada dos atletas-estudantes no cenário do ensino superior nas Filipinas

Palavras-chave: Resiliência acadêmica, Prazer esportivo, Estudantes-atletas

Resumo

Pesquisas anteriores estabeleceram que os alunos que obtêm prazer ao se envolver em esportes podem ter uma influência vantajosa em sua resiliência em atividades acadêmicas. No entanto, embora haja uma quantidade significativa de pesquisas realizadas sobre esse tópico internacionalmente, há uma falta de estudos focados especificamente no contexto do ensino superior nas Filipinas. O estudo tentou verificar a influência imediata do prazer esportivo na resiliência acadêmica. Ao coletar dados de 229 estudantes-atletas em uma universidade estadual específica, observou-se que o prazer esportivo e a resiliência acadêmica estão positiva e significativamente relacionados [r(227) = 0,299, p <0,05]. Além disso, observou-se que o prazer esportivo tem uma influência favorável na resiliência acadêmica [F(1, 229) = 22,228, p <0,001]. As descobertas sugerem que o envolvimento em eventos esportivos diversos pode ter um efeito benéfico importante no desempenho acadêmico e reduzir as dificuldades em um ambiente acadêmico exigente. Direções e recomendações de pesquisas futuras são apresentadas neste artigo.

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Publicado
2024-08-09
Como Citar
1.
Jaspe C, Deguma JK, Malones ER, Puljanan R, Moreno FD, Paclibar W, Lobo J. Prazer esportivo na resiliência acadêmica: questão inexplorada dos atletas-estudantes no cenário do ensino superior nas Filipinas. JPhysEduc (Maringá) [Internet]. 9º de agosto de 2024 [citado 26º de dezembro de 2025];35(1):e-3549. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/71242
Seção
Artigos Originais