Familiaridade e estranhamento: o método etnográfico na formação inicial de estudantes de educação física

Palavras-chave: Abordagem etnometodológica, Licenciatura em educação física, Habitus, Estranhamento

Resumo

Se quisermos, como exige a atual discussão didática, consolidar ainda mais as figuras do pensamento didático da era do “Pós-Movimento Renovador”, que se manifestam em um conceito didático aberto à experiência e crítico-emancipatório, então precisamos considerar como os futuros professores de Educação Física podem ser qualificados para isso. Este não é um processo fácil porque os acadêmicos de Educação Física iniciam os seus estudos com um conceito que lhes é familiar, o conceito de esporte. Este conceito esportivo caracteriza-se pelo “fechamento” de conteúdo, de metodologia e um “fechamento” institucional. Este ensaio apresenta uma estratégia didática de como os futuros professores de Educação Física podem ser estimulados a se “abrirem” a novas formas de pensar como parte dos seus estudos. Propõe-se uma abordagem etnográfica em que se pretende aprender a questionar o “familiar”, o “auto evidente”. Métodos de “estranhamento” são adequados para isso. Apresentamos 5 passos que podem levar os acadêmicos a aprenderem a se distanciar do “familiar”, do conceito esportivo biograficamente incorporado. Entendemos que somente quando esse distanciamento for bem-sucedido, segundo a hipótese, os estudantes poderão estruturar ideias didáticas da era do “Pós-Movimento Renovador” e planejar e implementar aulas de educação física abertas à experiência.

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Publicado
2024-03-19
Como Citar
1.
Hildebrandt-Stramann R, Oliveira AAB de. Familiaridade e estranhamento: o método etnográfico na formação inicial de estudantes de educação física. JPhysEduc [Internet]. 19º de março de 2024 [citado 13º de setembro de 2025];35(1):e-3510. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/71465
Seção
Artigos de Opinião