Políticas públicas de mobilidade ativa no Brasil: uma análise documental da esfera do governo federal

Palavras-chave: Atividade física, Cidades, Políticas intersectoriais, Desenvolvimento sustentável

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as políticas públicas de estímulo à mobilidade ativa (MA) no âmbito das iniciativas do Governo Federal no Brasil. Uma análise documental levantou os instrumentos de políticas públicas (IPP) de estímulo à MA em âmbito Federal até o ano de 2021, no endereço eletrônico do Governo Federal. Estatística descritiva quantificou os IPP e a análise de conteúdo examinou os dados textuais. Apenas nove dos 23 Ministérios possuem algum IPP voltada a MA, sendo que o Ministério da Saúde não contempla nenhum. Ao todo 67 IPP foram identificados, desde a promulgação da Constituição Federal em 1988. As categorias de análise de transporte, desenho urbano, e acessibilidade são as que apresentam mais políticas públicas voltadas a MA. Pouca atenção, foi dada nas categorias de educação, de sustentabilidade e de segurança. As políticas de estímulo à MA são executadas por meio de diferentes IPP, que nem sempre estão em sinergia, nem mesmo integram simultaneamente distintos Ministérios. A adoção de uma governança integrada e participativa, incluindo o Ministério da Saúde, pode aprimorar os instrumentos existentes, tornando-os mais propositivos, com prazos concretos, metas e definições orçamentarias claras e um direcionamento de responsabilização.

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Publicado
2024-07-22
Como Citar
1.
Santos CES dos, Cavalcanti OM da SB, Zorzi VN de, Rescarolli M, Mello RL de, Lopes AA dos S, Rech CR. Políticas públicas de mobilidade ativa no Brasil: uma análise documental da esfera do governo federal. JPhysEduc [Internet]. 22º de julho de 2024 [citado 14º de setembro de 2025];35(1):e-3532. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/71967
Seção
Artigos Originais