Prática pedagógica docente na construção e implementação coletivas de proposta curricular de Educação Física Escolar
Resumo
Práticas pedagógicas docentes e propostas curriculares compõem aspectos entrelaçados, porém na Educação Física parece haver um descompasso entre ambas. Portanto, o objetivo desse estudo foi analisar a prática pedagógica docente de duas professoras e um professor que buscavam elaborar e implementar coletivamente uma proposta curricular de Educação Física para o ensino fundamental em escolas públicas na cidade de Porto Velho-RO. A metodologia consistiu de uma pesquisa-ação desenvolvida entre os meses de junho e novembro de 2023, por meio de grupo focal, entrevistas, análise documental e anotações em diário de campo. Na análise dos dados foi empregada a análise temática reflexiva, da qual emergiram temas e subtemas. As evidências revelaram dois temas abrangentes: atitudes docentes (com subtemas atitudes ativas, reativas e passivas, inertes) e fontes que modulam (com os subtemas fatores diretos/imediatos e indiretos/mediatos). Concluiu-se que a prática pedagógica é afetada e/ou modulada por diversos fatores, ocasionando um sincretismo pedagógico na prática docente. A sistematização curricular é vista como importante pelos docentes, porém é precedida por outras demandas. As percepções dos docentes acerca do desenvolvimento da própria prática pedagógica foram incrementadas, evidenciando a importância da reflexão crítica e participação coletiva.
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