Comparação de métodos de treinamento para melhorar o tempo de reação e a frequência de socos em boxeadores de elite

Palavras-chave: Optojump, Treinamento leve, Tempo de reação, Frequência de socos, Boxe

Resumo

O boxe é um esporte que requer características dinâmicas e estáticas, e como tal serve como base para análise biomecânica e está intimamente relacionado a altos níveis de desenvolvimento de variáveis cinéticas, o que o distingue de outros tipos de atividades esportivas. Velocidade de reação e força do soco são duas qualidades importantes no boxe. Um desempenho bem-sucedido depende da velocidade em que o soco pode ser desenvolvido. O treinamento do boxeador é organizado em uma metodologia de treinamento moderna, que inclui métodos de treinamento clássicos e específicos, bem como ferramentas de treinamento. O objetivo deste estudo é comparar dois métodos de treinamento diferentes para melhorar (RT) e frequência de socos (PF) em boxeadores de elite Albanian. O grupo neste estudo consistiu em 16 boxeadores de elite Albanian divididos por um grupo experimental e um grupo de controle. No grupo de controle, o treinamento básico de boxe foi usado, enquanto para o grupo experimental, o treinamento leve foi aplicado para coletar dados antes e depois do treinamento. O teste t de amostras independentes foi usado para avaliar os dados. A significância estatística em p < 0,05 foi definida. As conclusões dos resultados deste estudo são: a aplicação do método Fit Light em boxeadores de elite albanianos, uma competição esportiva de alta intensidade, foi muito eficaz em: reduzir o tempo de reação dos braços e pernas, aumentando a frequência dos socos, para os boxeadores da nossa seleção nacional.

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Publicado
2025-02-08
Como Citar
1.
Bendo A, Bushati S, Bushati M. Comparação de métodos de treinamento para melhorar o tempo de reação e a frequência de socos em boxeadores de elite. JPhysEduc [Internet]. 8º de fevereiro de 2025 [citado 5º de setembro de 2025];36(1):e-3602. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/72185
Seção
Artigos Originais