Participação esportiva em relação a problemas mentais e físicos em uma escola primária italiana

Palavras-chave: Educação física, Escola primária, Itália, Esporte, Doenças

Resumo

A pandemia de covid-19 tem causado problemas fisiológicos como tosse e dores de cabeça, ou ligados à diminuição da actividade física e alterações na alimentação, problemas psicológicos como formas de depressão, medo, stress ou ansiedade e problemas sócio-relacionais em todo o mundo, mas teve um impacto ainda maior nas crianças, como evidenciado por numerosos artigos na literatura científica. O objetivo do presente estudo foi estimar a correlação entre a atividade esportiva e alguns problemas fisiológicos ou psicológicos. A pesquisa foi realizada em uma escola primária italiana usando questionários (PHQ-9 e um questionário ad-hoc). O estudo envolveu 146 crianças com idades entre 6 e 11 anos, com uma idade média de 8,6 anos e um desvio padrão de 1,5 anos (8,6 ± 1,5 anos). Após a realização da avaliação postural, análise cinesiológica e questionários, foram calculados os valores associados à atividade esportiva, depressão, problemas posturais e hipermobilidade articular. Resultados: os resultados mostraram um aumento excessivo do IMC em crianças do primeiro ao quinto ano com um alto percentual de obesidade. Os dados mostraram que o aumento excessivo do peso corporal estava associado a problemas posturais que afetavam especialmente os pés (pés planos). Além disso, o valor sobre a perceção de depressão (PHQ-9) indicou um aumento durante o crescimento, mesmo que os valores não fossem altos e também fossem resultado de uma maior autoconsciência durante o crescimento. Os resultados das correlações estão de acordo com os encontrados na literatura científica referenciada. Foram encontradas correlações positivas entre o IMC e o pé plano, e entre o pé plano e os problemas posturais.Finalmente, as correlações estatisticamente significativas entre os resultados do PHQ-9 e o IMC e as horas de atividade esportiva realizadas mostraram mais uma vez como o esporte é importante como ferramenta para combater tanto o aumento da massa gorda (ou seja, a educação para um estilo de vida ativo correto) quanto o fenômeno depressivo. Em conclusão, os resultados do presente estudo, realizado em uma escola primária, embora limitados quanto ao tamanho da amostra, podem ser úteis para a reflexão e conscientização sobre o crescimento das novas gerações e sobre a importância do aspeto educacional da educação física (currículo) e atividades desportivas (atividades extracurriculares) destina-se a ensinar às crianças hábitos de vida ativos e saudáveis.

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Publicado
2024-09-08
Como Citar
1.
Coppola R, Barbato C, Bellomo RG. Participação esportiva em relação a problemas mentais e físicos em uma escola primária italiana. JPhysEduc [Internet]. 8º de setembro de 2024 [citado 14º de setembro de 2025];35(1):e-3541. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/72283
Seção
Artigos Originais