Ensino do futebol para a diversidade dos alunos: um estudo em contexto de estágio em educação física
Resumo
Este estudo decorreu no contexto de estágio 2022/23 em educação física e teve como objetivo compreender de que forma o ensino a pares pode melhorar os níveis de participação de alunos de nível de desempenho inferior (NDI) em futebol, mais especificamente considerando a estrutura de jogo Gr+4v4+Gr, quando comparados com alunos de nível de desempenho superior (NDS) que não foram submetidos a esta estratégia de ensino. Participaram 24 alunos do 9º ano de escolaridade, divididos em dois grupos, ambos com pelo menos dois alunos de NDS e dois de NDI - grupo experimental (GE) constituído por 10 alunos (4 de NDS e 6 de NDI), e grupo de controlo (GC) com 14 alunos (4 de NDS e 10 NDI). Os jogos realizaram-se em 12 aulas, tendo cada um a duração de 10 minutos, num total de oito. O nível de participação dos alunos nos jogos foi analisado recorrendo à análise de redes sociais. As tarefas atribuídas aos alunos de NDS para ajudarem os alunos de NDI a aumentarem os níveis de participação no jogo revelaram-se eficazes, mas foram os alunos de NDS que evidenciaram níveis de participação superiores.
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Grant numbers http://doi.org/10.54499/2022.09013.PTDC