Ensino do futebol para a diversidade dos alunos: um estudo em contexto de estágio em educação física

Palavras-chave: Jogos de invasão, Ensino de qualidade, Ensino a pares, Inclusão, Redes sociais

Resumo

Este estudo decorreu no contexto de estágio 2022/23 em educação física e teve como objetivo compreender de que forma o ensino a pares pode melhorar os níveis de participação de alunos de nível de desempenho inferior (NDI) em futebol, mais especificamente considerando a estrutura de jogo Gr+4v4+Gr, quando comparados com alunos de nível de desempenho superior (NDS) que não foram submetidos a esta estratégia de ensino. Participaram 24 alunos do 9º ano de escolaridade, divididos em dois grupos, ambos com pelo menos dois alunos de NDS e dois de NDI - grupo experimental (GE) constituído por 10 alunos (4 de NDS e 6 de NDI), e grupo de controlo (GC) com 14 alunos (4 de NDS e 10 NDI). Os jogos realizaram-se em 12 aulas, tendo cada um a duração de 10 minutos, num total de oito. O nível de participação dos alunos nos jogos foi analisado recorrendo à análise de redes sociais. As tarefas atribuídas aos alunos de NDS para ajudarem os alunos de NDI a aumentarem os níveis de participação no jogo revelaram-se eficazes, mas foram os alunos de NDS que evidenciaram níveis de participação superiores.

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Publicado
2024-10-05
Como Citar
1.
Costa JCM, Ribeiro J, Batista PMF, Ribeiro V, Fonseca M, Barreira D. Ensino do futebol para a diversidade dos alunos: um estudo em contexto de estágio em educação física. JPhysEduc [Internet]. 5º de outubro de 2024 [citado 13º de setembro de 2025];35(1):e-3546. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/72339
Seção
Artigos Originais

Funding data