Efeito da substituição isotemporal entre os domínios da atividade física sob a obesidade em adultos brasileiros

Palavras-chave: Estado nutricional, Índice de massa corporal, Atividade motora, Atividades de lazer, Deslocamento

Resumo

A atividade física (AF) global contribui para a redução da obesidade. O objetivo deste estudo foi estimar o efeito da realocação do tempo entre os domínios da AF sob a prevalência de obesidade em adultos das capitais brasileiras e do Distrito Federal. Este estudo derivado do VIGITEL realizado em 2019. O desfecho foi a obesidade, medida por meio do índice de massa corporal (≥30 kg/m2). O tempo nos domínios de AF (atividades lazer, ocupacionais, domésticas e deslocamento) analisado pelo método de substituição isotemporal de 75, 150 e 300 minutos/semana. Razões de Prevalência (RP) foram utilizadas como medida de associação. Participaram 52,1% mulheres no estudo. Entre os homens, a realocação dos minutos constantes de AF no lazer para atividades ocupacionais e domésticas correspondeu a um aumento na prevalência de obesidade. Nas mulheres, a transferência da AF no deslocamento para AF de lazer demonstrou efeito protetor (diminuição da prevalência de obesidade em 25,2% em relação a constante de 150 minutos/semana e 44% para a constante de 300 minutos/semana). Conclui-se que, ao realocar o tempo de prática nas áreas de deslocamento, atividades domésticas e ocupacionais para o lazer, em adultos brasileiros, houve associação com redução da prevalência de obesidade, principalmente em mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline de Jesus Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA, Brasil

Licenciada em Educação Física. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, Brasil.

Publicado
2025-03-24
Como Citar
1.
Sousa TF de, Carvalho WRG de, Silva E dos S, Santos A de J, Santos SF da S dos, Fonseca SA. Efeito da substituição isotemporal entre os domínios da atividade física sob a obesidade em adultos brasileiros. JPhysEduc [Internet]. 24º de março de 2025 [citado 6º de setembro de 2025];36(1):e-3604. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/72343
Seção
Artigos Originais