<b>Aspectos comportamentais e de saúde associados à incapacidade funcional em idosos: estudo de base populacional</b> - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.7265

  • Giovâni Firpo Del Duca Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Pedro Curi Hallal Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas
  • Markus Vinicius Nahas Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcelo Cozzensa da Silva Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas
  • Kelly Samara da Silva Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Idoso, Incapacidade Funcional, Estudos Transversais

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar a associação entre incapacidade funcional (IF) e aspectos comportamentais e relacionados à saúde em idosos residentes em Pelotas, Rio Grande do Sul. O delineamento foi transversal de base populacional, incluindo 598 indivíduos com idade ≥60 anos. Para a avaliação das atividades básicas (ABVD´s) e instrumentais (AIVD´s) da vida diária foram empregados o Índice de Katz e a Escala de Lawton, respectivamente. Definiu-se como IF para cada domínio a necessidade de ajuda em, no mínimo, uma atividade. As variáveis independentes foram: tabagismo, nível de atividade física, índice de massa corporal, autopercepção de saúde e freqüência a cultos religiosos. Observou-se associação inversa da IF para ABVD’s e AIVD´s com a autopercepção de saúde. Quanto maior o nível de atividade física, menor foi o número de atividades acumuladas com IF. Estratégias de promoção à saúde do idoso devem ser priorizadas.

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Publicado
2009-12-23
Como Citar
1.
Del Duca GF, Hallal PC, Nahas MV, Silva MC da, Silva KS da. <b>Aspectos comportamentais e de saúde associados à incapacidade funcional em idosos: estudo de base populacional</b&gt; - DOI: 10.4025/reveducfis.v20i4.7265. JPhysEduc [Internet]. 23º de dezembro de 2009 [citado 13º de setembro de 2025];20(4):577-85. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/7265
Seção
Artigos Originais