Estresse no trabalho: examinando o nível de estresse, estressores e estilos de gestão entre professores de educação física secundária
Resumo
Este estudo centra-se no stress ocupacional e no estilo de gestão do stress dos professores de Educação Física Secundária. Utilizou-se o método descritivo de pesquisa e a técnica de amostragem aleatória simples na seleção dos respondentes do estudo. 119 professores de Educação Física Secundária de Marinduque foram utilizados como entrevistados. O questionário da pesquisa serviu como instrumento na coleta dos dados necessários. Porcentagem, mediana, média, teste U de Mann-Whitney e teste de Kruskal-Wallis foram as ferramentas estatísticas empregadas na computação dos dados. Os resultados revelaram que o nível de estresse ocupacional da maioria dos entrevistados foi considerado moderado nos aspectos físicos, emocionais e sociais devido às cargas diárias excessivas de trabalho e outras responsabilidades atribuídas, instalações escolares e equipamentos esportivos limitados, tempo inadequado alocado para as aulas, dificuldades de aprendizagem dos alunos e situação financeira insatisfeita (grau salarial). Quando se trata de estilos de gestão do estresse, a maioria dos entrevistados costuma comer, caminhar, ouvir música e conversar, para aliviar o efeito do estresse. Os dados revelam que há diferença significativa no nível de estresse ocupacional em termos de indicador social quando agrupado por faixa salarial e indicador emocional quando agrupado por carga horária e especialização por disciplina. Da mesma forma, também há diferença significativa nos estilos de enfrentamento quando agrupados por idade e faixa salarial. Além da formulação de políticas e directrizes para promover um ambiente favorável ao trabalho, foi concebido e sugerido um programa de bem-estar para professores como intervenção para professores.
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